O festival de cinema Curta Taquary vem crescendo ano apos ano e traz uma variedade de ritmos e excelentes shows musicais em sua programação. Desde a última segunda – feira (16), que a pacata cidade de Taquaritinga do Norte se tornou um grande cinema ao ar livre. A programação conta com 74 filmes de realizadores brasileiros e internacionais, palestras, oficinas e desde ontem (18), grandes shows musicais em praça pública.
Pela primeira vez, o festival recebe o Som na Rural, comandada por Roger de Renor que ficará todas as noites animando a galera presente. O público presente também poderá conferir os shows da banda Cabruêra e o DJ Herbíssimo, ambos da Paraíba, e os pernambucanos Geraldo Maia e Ágda Moura. Maia já é um nome reconhecido da música brasileira e a jovem Ágda vem se destacando recentemente no cenário musical pernambucano. O rock estará presente com o músico Betto Skin. Outra atração confirmada é o poeta, rapper e produtor musical, Clécio Rimas que traz repertório diversificado com coco, rap, jungle e bass music no projeto Rimas.INC. A música tradicional também está presente no festival com a da dupla Socorro e Mazé, talentos de Taquaritinga do Norte que resgatam o autêntico forró pé de serra, e pela Banda de Pífanos Zé do Estado da cidade de Caruaru. Os músicos Juliano Holanda e Almério encerram o festival com o show “Corre-Campo”.
O coordenador do festival, Alexandre Soares, destaca “Tanto Almério quanto a Banda Zé do Estado participaram da última edição do festival Rock in Rio e agora estão na programação do Curta Taquary, isso mostra a qualidade da nossa música que deve ser valorizada no nosso Estado e ser levada para todos os palcos do Brasil e do mundo”.
A cidade:
Localizada na Serra da Taquara, Taquaritinga do Norte tem clima ameno, muito aconchegante para apreciar o cinema, a música e os cafés orgânicos produzidos na região. O evento tem incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco e apoio da prefeitura da cidade. Para chegar a Taquaritinga do Norte, o visitante precisa subir a Serra da Taquara. Lá no alto, encontra-se o município que ficou conhecido como a “Dália da Serra” pela presença das flores no município.
Além da programação cultural, as belezas naturais, os mirantes e o café orgânico são alguns dos atrativos para quem visita a cidade. O clima é ameno durante todo ano, proporcionando um friozinho durante a noite, com variações entre 10º e 20º C, a depender da estação do ano e da altitude. Um dos pontos mais altos é a Rampa do Pepê, localizada a uma altitude de 1096 metros acima do nível do mar. Outro destaque é a Igreja de Nossa Senhora Da Conceicão, localizado no Distrito de Gravatá do Ibiapina e seus casarios antigos datados do final do século XIX e início do XX.
CINEMA
A programação audiovisual do festival é dividida em sete mostras competitivas: Brasil; Primeiros Passos; Dália da Serra; Universitária; Diversidade; Curtas Fantásticos; e Criancine. Além disso, são realizadas cinco mostras paralelas: Olhares, Especial, Itinerante, VerOuvindo e Internacional. Todas as exibições são realizadas na Praça Padre Otto Sailler e em escolas do município. A identidade visual do festival vem com a assinatura do artista pernambucano J. Borges, Patrimônio Vivo de Pernambuco, considerado gênio da arte popular e mestre da xilogravura e da literatura de cordel, tendo já ilustrado livros, discos e participado de exposições em diversos países.
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Local: Praça Otto Sailer
Quarta-feira | 18.04
22h – Som na Rural
– Socorro e Mazé
– DJ Herbíssimo
Quinta-feira | 19.04
22:30h – Som na Rural
– Betto Skin
– Geraldo Maia
Sexta-feira | 20.04
22h – Som na Rural
– Banda de Pífanos Zé do Estado
– Cabruêra
– DJ Clécio Rimas.INC
Sábado | 21.04
22h – Atrações musicais – Som na Rural
– “Corre-Campo” com Juliano Holanda e Almério
– Ágda Moura