Festival Nacional de Jericos de Panelas chega a sua 44ª edição

A cidade de Panelas será um dos lugares mais movimentados do Estado de Pernambuco com a realização do Festival Nacional de Jericos de Panelas, que este ano chega a sua 44ª edição com uma programação musical, de cultura e de competição. O evento começa neste sábado (29) e se estenderá até a próxima segunda-feira (1º de maio), feriado nacional do Dia do Trabalhador. Até lá, o município espera receber mais de 150 mil turistas e visitantes vindos de várias partes. Todo esse fluxo de pessoas aquece a economia local, principalmente os restaurantes, pousadas e o comércio do vestuário e calçado.

A principal atração da festa é a tradicional Corrida de Jericos, prevista para as 15h do último dia de evento. Também serão realizados concurso de jericos fantasiados, desfiles de blocos, celebrações de missas e shows gratuitos. No palco, a maior expectativa é para o show do cantor Gabriel Diniz, marcado para as 18h do feriado. Nos próximos três dias, artesãos locais e de cidades circunvizinhas colocam à venda toda a produção feita nos últimos meses. Dessa forma, além de divulgar o talento dos artistas, a comercialização das peças representa uma renda extra para dezenas de famílias.

A programação da noite de abertura terá início às 18h30, com a apresentação da Banda de Música Mariano de Assis, seguida do Bloco Me Leva Indoor. Às 21h tem show com a Banda Forró Fama, seguida da dupla Ricarte e Rivaldo. O encerramento deste primeiro dia ficará por conta de Maurício Ramalho e Banda. Neste domingo, entre as atrações no palco principal, estarão as bandas Forró Topado e Anjos do Forró. Mas antes, a partir das 13h, tem concentração dos cavaleiros e amazonas no trevo da cidade, com desfile começando às 14h30. A tradicional Missa do Vaqueiros será às 15h30, no palco principal, este ano em homenagem ao rei da música nordestina, Luiz Gonzaga, tendo como celebrante padre Cícero Félix. Em seguida tem o já conhecido banho de cheiro nas ruas centrais da cidade.

No Dia do Trabalhador a programação começa às 6h com girândola, alvorada festiva e a distribuição gratuita de quatro mil quilos de mungunzá, às 7h, com a animação da Banda Los Primos. Na sequência tem shows folclóricos com banda de pífanos, regionais pé-de-serra e apresentações de bumba-meu-boi, reisado, bacamarteiros, mamulengo, maracatu e xaxado. Também acontecerão exposição das atividades de projetos locais e apresentação de grupos de dança, karatê e capoeira, tendo como atração Bica de Panelas. E às 14h acontece o momento mais aguardado e folclórico do festival, a Corrida de Jericos. A competição, que nada mais é do que uma brincadeira entre os próprios moradores e seus respectivos animais, tem repercussão nacional pelo lado cultural. Logo após virá o tão esperado show de Gabriel Diniz e das bandas Wenny Thallys e Baladeiros Sertanejos.

História

O Festival Nacional de Jericos foi idealizado em 1973 pelo professor de Ensino Fundamental, Luélcito Cintra, com o objetivo de alertar as autoridades para a matança do animal. A festa é atualmente conhecida em toda região, sendo destaque nacional. Nela é possível encontrar comidas típicas e artesanatos locais.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *