O evento criado em 1973, para alertar as autoridades quanto a matança de jericos para a produção de charque, chega a sua 48ª edição. Na cidade Panelas, no agreste, o animal que é símbolo do trabalho se transformou em artista e ganhou uma festa em sua homenagem.
Nesta edição o festival tem novidades também na corrida de Jericos, que antes acontecia apenas no dia 1° de maio e este ano vai acontecer em dois momentos, na véspera, no sábado dia 30 de abril a partir das 14h, apenas para os competidores de Panelas e o campeão vai ganhar uma moto 0 km. Já a corrida principal acontece a partir das 14h do domingo dia 1° de maio, para todos os competidores do Brasil, a premiação é uma moto 0 km e 10 mil reais em dinheiro. Ainda no domingo, Às 10h da manhã, vai acontecer o concurso de jericos fantasiados.
Na programação artística o evento conta com mais de 80 atrações confirmadas, entre grupos culturais e musicais da cidade e artistas regionais e nacionais. Segundo os organizadores, a corrida de Jericos de Panelas, que não acontecia de forma presencial a dois anos em virtude da pandemia, deve receber nesta edição mais de 130 mil turistas durante os dias do evento.
Confira a Programação:
Na sexta dia 29 – shows com Aduílio Mendes e Dorgival Dantas
No Sábado dia 30 – Bloco Me leva com as bandas: RMJ, Trem Bala da Bahia e Trio Asas da América e em seguida no palco, shows com Edu e Maraial e Santana – O cantador
E no domingo dia 1º de maio tem o mugunzá do turista, concurso de jericos fantasiados, festival da cerveja com Shows de Daniel Gouveia e Renan Cruz, tradicional corrida de jericos e shows com Alceu Valença e Cavaleiros do Forró.