Do Diario de Pernambuco
Fevereiro terminou com um total de 329 assaltos a ônibus registrados em Pernambuco. Nesta terça-feira de Carnaval, foram nove casos na Região Metropolitana do Recife (RMR). Em todo o mês, no ano passado, setenta e cinco coletivos foram assaltados, um crescimento de 438% deste tipo de ação criminosa. De 1º de janeiro a 27 de fevereirodeste ano foram 674 casos. Em todo o ano de 2016 foram 1.916 casos.
No último dia 23 de fevereiro, uma tentativa de assalto a ônibus terminou com o suspeito morto na Avenida Ayrton Sena, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. De acordo com policiais do 6º Batalhão da Polícia Militar, um passageiro teria reagido, matando o assaltante a tiros. Duas viaturas da PM foram para o local. O crime aconteceu por volta das 11h10, em uma das avenidas mais movimentadas de Jaboatão.
O caso está sendo investigado pela delegada Beatriz Leite, titular da Delegacia de Homicídios. No local, ela disse que, de acordo com os depoimentos de testemunhas, o suspeito entrou no coletivo no Cais de Santa Rita, centro do Recife e pagou passagem normalmente. “O motorista do coletivo disse que ouviu de três a quatro disparos, mas que achou que se tratavam de fogos, porque o coletivo estava com miuitos jovens. Ele disse que ao ver algumas mulheres e a cobradora assustada, abriu as portas e todos os passageirps desceram. Ele nçao havia se dado conta de que um assalto. A pessoa que fez o disparo seria um policial a paisana, mas não sabemos se militar, civil… Esperamos que ele se apresente para prestar depoimento”, disse a delegada, acrescetando que o policial teria sido ferido na cabeça e sido socorrido em um carro branco. O local foi periciado pelo Instituto de Criminalística (IC) e Instituto Tavares Buril (ITB).