Fiat usa game pernambucano para capacitar funcionários

Você gostaria de treinar suas habilidades profissionais em um jogo de video game? Pois os funcionários da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) aprovaram a ideia. Mais de nove mil colaboradores da montadora na América Latina têm treinado as competências exigidas na fabricação de automóveis em um aplicativo de celular que simula a operação de uma fábrica e coloca o “jogador” na posição de gerente da linha de montagem. É o PlantX, game que foi desenvolvido em Pernambuco, através de uma parceria entre a Fábrica da Jeep de Goiana e uma das empresas embarcadas no Porto Digital, a Joy Street.

Analista de engenharia de manufatura da FCA, Miguel Lorenzini conta que a ideia nasceu durante um processo de capacitação dos funcionários pernambucanos, mas deu tão certo que foi expandida para toda a América Latina e já está pronto para chegar em outros polos da FCA no mundo. “Eu tinha a missão de fazer uma capacitação em massa. Como muita coisa tem funcionado através da gamificação e nós estávamos próximos do polo de tecnologia do Recife, decidi fazer um jogo de celular que simulasse os problemas encontrados na fábrica”, lembra Lorenzini, que conversou com uma série de empresas de tecnologia para desenvolver o produto, até que a pernambunaca Joy Street apresentou uma solução interessante para a FCA.

“Criamos a simulação de uma fábrica em que o jogador é o gerente da planta e tem a missão de investigar os problemas apresentados pelos seus técnicos”, detalha Lorenzini, dizendo que o colaborador se depara com 60 situações de perda para resolver durante o game. E a solução não é tão simples quanto parece, pois o jogo simula com exatidão o processo produtivo de um carro.

Quando abre o aplicativo, o jogador se depara com todos os setores, equipamentos e operários de uma fábrica de automóveis. A planta ainda é dividida em turnos e setores, como os de prensas, funilaria e montagem. Por isso, é preciso percorrer boa parte do empreendimento, conversando com os operários, para localizar, estudar e resolver o problema apresentado pelo jogo. E o funcionário ainda passa por dez níveis diferentes no game, sempre buscando soluções com foco na melhoria contínua da produção automotiva.

Segundo a FCA, é uma forma, portanto, de capacitar os funcionários nos pilares do World Class Manufacturing – metodologia que abrange todos os aspectos da manufatura (posto de trabalho, qualidade, manutenção e logística). “A meta era capacitar, mas também acabamos resolvendo problemas de qualidade e perdas de tempo, meio ambiente e energia”, acrescenta Lorenzini. Como recebe um relatório com o desempenho dos jogadores, a Jeep ainda pôde identificar as fraquezas de cada jogador e, assim, desenvolver um treinamento especializado para as fragilidades de seus funcionários.

Por isso, o game logo foi levado de Goiana para outros polos da FCA. Hoje, já está disponível em português e espanhol para todos os funcionários do grupo na América Latina. “São mais de nove mil pessoas jogando. E o jogo em inglês já está pronto para chegar a outros locais”, adianta o analista da FCA, dizendo que o game está disponível para download tanto em celulares quanto em computadores e tablets. Para acessar, basta inserir a matrícula do contrato com a FCA.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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