Fiepe Agreste dá início ao Programa de Gestão Financeira

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) dá início, neste sábado (16), ao Programa de Gestão Financeira, que será desenvolvido pela Unidade Regional Agreste, localizada em Caruaru, de abril a julho deste ano. Atenta às dificuldades que as empresas têm enfrentado devido à atual crise econômica brasileira, a Entidade elaborou quatro módulos com os temas: Análise Financeira e Econômica, Fundamentos de Custos, Planejamento Econômico Financeiro e Planejamento Tributário.

Para o gerente da Regional Agreste, Lutemberg Santana, que é economista e mestre em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), é necessário que as empresas planejem o orçamento de forma eficiente para não comprometerem seus resultados no mercado. “É importante nesse atual cenário, no qual vivemos uma retração da economia, bem como uma crise de expectativas, que as empresas se atentem para uma gestão mais eficiente de suas finanças e custos, além de fazer planejamento. Planejamento  é uma das principais ferramentas para sucesso de uma organização”, destaca.

O Programa de Gestão Financeira apresenta aos participantes uma nova metodologia com dois dias de aprendizado teórico e um de exercícios de aplicação do conhecimento proposto para cada módulo. Outra novidade é a mini oficina “Operando a Calculadora HP-12C”, que irá abordar as principais funções da HP no início da capacitação, que terá carga horária de 96 horas. Empresários, profissionais ou estudantes das áreas de Administração, Economia, Consultoria Financeira, Ciências Contábeis e afins são esperados.

Os módulos sofreram alterações de datas. O primeiro acontecerá nos dias 16 e 30 de abril e sete de maio. Nesta etapa, após obter orientações sobre a calculadora HP-12C, o participante será capacitado sobre análise da performance financeira, fluxo de caixa (base direta), indicadores de liquidez, indicadores de endividamento, ciclo operacional e ciclo financeiro, análise da performance econômica, indicadores de lucratividade, indicadores de rentabilidade, lucratividade x rentabilidade.

Fundamentos de Custos é o principal assunto da segunda fase, que acontece nos dias 14 e 21 de maio e quatro de junho. Terminologia: gasto, custo, despesa, investimento, desembolso e perda; gastos fixos e gastos variáveis, margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem operacional serão os assuntos tratados nesta parte da capacitação. Na terceira fase, nos dias 11 e 18 de junho e 20 de julho, Planejamento Econômico Financeiro será o foco, através das abordagens: princípios do orçamento empresarial, as peças orçamentárias (orçamento de vendas, de produção e de despesas), orçamento de custeio x orçamento de investimentos, balanço patrimonial projetado, demonstração de resultados projetada, indicadores projetados e acompanhamento orçamentário (orçado x realizado).

No quarto módulo, nos dias nove, 16 e 23 de julho, o conteúdo sobre Planejamento Tributário conclui o programa. As abordagens escolhidas para tratar do tema central serão: sistema tributário nacional, planejamento tributário, tributos incidentes sobre o faturamento, tributos incidentes sobre lucro, regimes de tributação e reorganizações empresarias. O último dia de cada etapa será dedicado a exercícios práticos com o grupo com o objetivo de aproximar o conhecimento da realidade diária das empresas, incentivando a aplicação do aprendizado.

O valor do investimento é de R$ 1.300, podendo ser dividido em até 3x nos cartões. Os interessados devem entrar em contato com a Federação através do telefone: (81) 3722-5667 ou pelo e-mail: regional.agreste@fiepe.org.br para conhecer a política de descontos da Entidade. A inscrição também pode ser feita pelo site: www.fiepe.org.br.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *