Fiepe realiza oficina sobre nova ferramenta de escrituração digital para empresas

O eSocial, sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018 para grandes empresas (com faturamento acima de R$ 78 milhões em 2016) e para as demais até julho do mesmo ano. Na perspectiva de auxiliar empregadores e empresários nesta transição, apresentando as inúmeras vantagens deste sistema, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) realiza a Oficina eSocial, no dia nove de agosto, das 8h às 17h, na Unidade Regional Agreste da Fiepe. A oficina conta com o apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

A oficina tem na metodologia abordagens práticas, como: apresentação aos participantes do portal eSocial, consulta qualificação cadastral online, identificação dos conflitos de dados funcionais online, montagem do arquivo DE X PARA em formato XLS, obrigações da área de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e novo cronograma de prazos, e teóricas como: obrigatoriedade do eSocial, penalidades e impactos; mudanças com o eSocial, extinção de formulários e unificação de cadastros do trabalhador; envio de informações e acesso ao eSocial, transmissão de arquivos, certificação digital e emissão de guias de recolhimento; estrutura,layouts e eventos e implantação do eSocial: etapas, diagnóstico, mapeamento, capacitação da equipe e documentação técnica.

Para ministrar a capacitação, a Fiepe convidou o consultor empresarial, especialista em auditoria contábil e fiscal, Edson Cavalcante. O instrutor tem MBA em Gestão de Pessoas, experiência profissional na área de Administração de Pessoal, Recursos Humanos, Financeiro, Legislação Trabalhista e Gestão de Equipes. “Esta nova ferramenta do Governo Federal, que faz parte do sistema público de escrituração digital, será o tema do nosso encontro em Caruaru. Vamos tratar das mudanças para o eSocial, de como é hoje e de como vai ser com esta nova ferramenta, para sabermos quais as preocupações que nós devemos ter. É muito importante ficar por dentro para entender melhor e saber o que já podemos começar a fazer desde agora para ter uma implantação do eSocial com sucesso”, destaca Edson Cavalcante.

O investimento é de R$ 150 e pode ser dividido em até 3x nos cartões. A Fiepe dispõe de uma política de descontos: até 20% para as indústrias associadas; a cada 5 inscrições realizadas com o mesmo CNPJ, a empresa pode optar por mais uma inscrição de cortesia ou 10% de desconto; estudantes e idosos são beneficiados com 15% de desconto (no caso dos estudantes, é necessária a apresentação de comprovante estudantil). Para participar, é necessário entrar em contato através dos telefones: (81) 3722-5667 ou (81) 99123-7888, ou pelo e-mail: regional.agreste@fiepe.org.br. As inscrições também estão disponíveis pelo site: www.fiepe.org.br.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *