O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também leva saúde e prevenção para o maior festival de cultura do país. Até o dia 27.07, o ônibus do projeto Prevenção para Tod@s oferta testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites B e C para o público participante do Festival de Inverno de Garanhuns. Em todos os dias, uma equipe de arte-educadores está mobilizando os transeuntes para a ação, que também entrega camisinhas e saches de gel lubrificante.
Desta segunda (22.07) até a quinta (25.07), as testagens estão sendo ofertadas no Espaço Cultural Luiz Jardim (Avenida Santo Antônio, S/N, Centro), das 13h às 17h. Já na sexta (26.07) e no sábado (27.07), a iniciativa estará no Parque Euclides Dourado, no bairro de Heliópolis, das 18h às 23h. A capacidade é de 100 atendimentos em cada data.
“Neste mês de julho, estamos percorrendo municípios de todas as regiões do Estado com o ônibus do Prevenção para Tod@s. Em Garanhuns, estamos ofertando os testes rápidos em todos os dias do Festival de Inverno, para que a população e os turistas possam ter acesso à testagem. É importante destacar que o atendimento, que dura em torno de 30 minutos, é sigiloso e que também estamos dando orientações para que cada um possa vivenciar sua sexualidade de forma saudável e segura”, afirma a gerente do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, Camila Dantas.
Os pacientes positivos para HIV já saem da ação com encaminhamento para a rede de tratamento. Já para os positivos para sífilis e hepatites B e C, a equipe fará a solicitação de um teste laboratorial para conclusão do caso. “Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido o tratamento, que está disponível gratuitamente no SUS para todas essas infecções’, reforça Camila Dantas. A gerente lembra que os testes rápidos são disponibilizados de rotina para que os gestores municipais ofereçam para seus munícipes em postos de saúde e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).
Neste mês de julho, o Prevenção para Tod@s já percorreu cidades do Sertão (Petrolina, Ouricuri, Salgueiro e Serra Talhada), Zona da Mata (Limoeiro e Palmares) e Agreste (Caruaru). As próximas paradas serão em Goiana (29.07) e Recife (31.07). Além das testagens rápidas das infecções sexualmente transmissíveis, a SES-PE está fazendo uma Jornada de Hepatites Virais em todos os municípios visitados. O objetivo é capacitar os profissionais da Atenção Primária sobre o manejo clínico do paciente com hepatite, além de oficina sobre aconselhamento. A Jornada já faz parte da celebração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, em 28 de julho.