Segundo o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), as vendas em dezembro marcam um crescimento significativo no varejo de hiper e supermercados, contabilizando o dobro, ou até mais, da média dos meses anteriores. “Essa movimentação ocorre por conta das comemorações de fim de ano, em que as pessoas se programam para as compras de alimentos para as ceias de Natal e Ano Novo”, contou Nuno Fouto, Diretor Vogal do Ibevar.
Os itens mais procurados nos super e hipermercados nessa época do ano são produtos sazonais, como nuts, panetones e cestas de natal, além de carnes, aves e pescados, bebidas (cervejas, espumantes, whiskies) e acessórios e complementos para a data.
A confiança do consumidor e a disposição em gastar também influenciam nesse cenário. Um fator que pode frear as compras de fim de ano é a restrição de renda dos consumidores. “Quando aumenta essa restrição, primeiramente, há uma tentativa de trocar as marcas dos produtos, mas mantendo o consumo. Posteriormente, vem a substituição desses itens. Já com um maior otimismo e confiança no emprego, o consumidor responde com um aumento nas compras, principalmente das marcas que mais o atraem”, avaliou Fouto.
Com destaque na categoria de Hiper e Supermecados, o Grupo Carrefour lidera a lista das maiores em faturamento do Ranking Ibevar-FIA, com mais de R$ 52 bilhões. Além disso, obteve nota máxima no quesito Imagem, que analisa a opinião dos consumidores por meio de suas manifestações nas redes sociais, e primeiro lugar no Ranking de Eficiência.
Confira o Ranking completo em https://www.ibevar.org.br/ranking2018.