Fim de semana de música instrumental no Agreste pernambucano

A Igreja Matriz da Conceição viveu mais um momento único na noite de estreia do terceiro ano consecutivo do VIRTUOSI em Belo Jardim, na última quinta (12). O público lotou todos os recantos do local, ávidos por uma programação diferenciada e de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, a “terra de músicos” abriu a noite com a Orquestra Jovem de Pernambuco, seguidos dos solistas, o violista brasileiro Rafael Altino e o flautista argentino Horacio Massone.

A edição deste ano do festival homenageia os 90 anos de nascimento de Ariano Suassuna e os 25 anos da morte do argentino Astor Piazzolla. Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Conceição Moura, o VIRTUOSI percorre o interior de Pernambuco com uma série de concertos e recitais gratuitos em eventos já consagrados e aguardados ansiosamente pelo público. As próximas paradas serão nas cidades de Gravatá e Garanhuns.

A terceira edição do festival concentrou-se, principalmente, na realização de masterclasses para instrumentistas de sopros. São mais de 100 trompetistas, trombonistas, trompistas, tubistas, flautistas, clarinetistas e saxofonistas que participam das atividades. O VIRTUOSI segue firme na preocupação em mostrar talentos da música de concerto que possuem grande precisão na execução até de obras consideradas difíceis.

Os dois últimos dias do VIRTUOSI Belo Jardim prometem manter a boa frequência de público, que vem lotando a Igreja Matriz da Conceição. No dia 14, às 20h, será apresentado um programa especial para flauta, clarinete e saxofone com participação de Horacio Massone, Gueber Santos e José Veríssimo, todos professores que darão masterclasses no festival. No encerramento, sábado (15), às 20h, a banda formada por instrumentistas durante o evento executa um concerto inédito sob a direção do Maestro Rafael Garcia. Antes da banda, a noite terá abertura com a apresentação do Coral Moura, sob a regência da Maestrina Laciete Silva.

SERVIÇO:
III VIRTUOSI DE BELO JARDIM
RAFAEL GARCIA, diretor artístico

IGREJA MATRIZ DA CONCEIÇÃO
14 e 15 de julho de 2017

SEXTA 14/07
20h FLAUTA, CLARINETE & SAXOFONE
HORACIO MASSONE, flauta
GUEBER SANTOS, clarinete
JOSÉ ARIMATÉIA VERÍSSIMO, saxofone

SÁBADO 15/07
20h CORAL MOURA
Laciete Silva, Maestrina
BANDA DO FESTIVAL
Rafael Garcia, regente

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *