Fogueira de Sàngò promove o sincretismo religioso no São João de Caruaru neste domingo (25)

Neste domingo (25), o Polo Azulão sedia em Caruaru, a partir das 16h, a ‘Fogueira de Sàngò’, um evento religioso que traz o sincretismo entre as religiões de origem cristã e de matriz africana. A programação conta com apresentações culturais e religiosas de pessoas da religião africana, com falas, cânticos e danças, e o acendimento da fogueira às 18h. O objetivo do evento é promover a divulgação das crenças e devoções direcionadas ao orixá Sàngò (conhecido também como Xangô), que é considerado pelos membros da religião como o rei do fogo e senhor da justiça.

A programação inicia às 16h com a abertura da cerimônia direcionada ao orixá Exu (senhor dos caminhos e dos movimentos). Em seguida será feito o reconhecimento aos Babalorixás e às Yalorixas que estarão presentes no ato, e dos filhos do orixá Sàngò. Após esse reconhecimento será iniciado o “xirê”, que é a cerimônia de cânticos e danças dedicados aos orixás, e falas do povo de Axé. A queima da fogueira dedicada ao santo católico e ao orixá, que será montada ao lado do Polo Azulão, irá acontecer às 18h, onde, no local serão feitas as considerações finais e o encerramento do evento.

Essa manifestação pública é realizada em diversas cidades brasileiras, mesmo aquelas que não têm festejos juninos, uma vez que no sincretismo religioso, Sàngò é representado pelo santo católico São João Batista (santo das causas impossíveis). A ritualística é bastante conhecida pelo povo de Matriz Africana, que tem imenso respeito e adoração ao orixá Sàngò, por ele ter a característica de promover a justiça à todos que dele necessita.

Em Caruaru quem está promovendo a ação é a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Igualdade Étnico Racial, junto com a Coordenação de Igualdade Racial para as Mulheres Negras, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. A Fundação de Cultura e Turismo do município também está na realização do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *