Já imaginou descobrir um superpoder, algo que possa levar a todos os seus objetivos? Para Tarsia Gonzalez, palestrante e consultora na área de gestão de pessoas e carreiras, todos nós temos esse poder, que ela chama de Força Interna Bruta, uma poderosa motivação interna que nos leva a conquistar tudo aquilo que planejarmos. “Quando somos colocados frente a frente a situações de risco e realmente necessitamos de nos manter de pé, temos duas escolhas: ativamos nossa Força Interna Bruta e descobrimos que somos muito mais, ou caímos de joelhos e pedimos ajuda. Para isso temos de aprender a ativá-la no nosso dia a dia”.
Alguns casos que tanto admiramos de superação, que vemos em notícias, por exemplo, nada mais são do que situações extremas, que fazem essa atitude vir à tona: “nós admiramos isso, muitas vezes desejamos ter a mesma força de vontade. A notícia boa é que todos nós a temos, só precisamos descobrir como ativá-la”, explica Tarsia. Mas qual a receita? Ela enfatiza: “cada pessoa tem seu limite, seu tempo pessoal, mas o principal caminho é o autoconhecimento”.
Tarsia revela que a motivação real, profunda e verdadeira é a única que pode nos levar à Força Interna Bruta: “encontrar um propósito faz com que o desejo de superação seja diário, constante. Não é preciso esperar um momento ou uma necessidade. Acreditar em algo de verdade e em nós mesmos é o caminho mais curto para que nos tornemos verdadeiros super-heróis, prontos a conquistar todo e qualquer objetivo”.
E qual o papel do gestor nessa realidade? “Gestores que não olham para as pessoas, que não as observam, não têm como contribuir para mudar a realidade de estagnação e fraqueza que muitas vezes se instala nas empresas”, ela enfatiza. Entretanto, para Tarsia, mudar esse cenário não é tão difícil: “ao reconhecer os talentos e conhecer verdadeiramente as pessoas que formam seus times, um gestor pode motivá-las, propor desafios, entregar a elas as ferramentas de que necessitam para ativar sua Força Interna Bruta”, e não se esquecer jamais de reconhece-los.
Sobre Tarsia Gonzalez
Gestora, psicóloga, especialista em finanças, presidente do conselho de uma das maiores companhias do país, consultora e palestrante, Tarsia Gonzalez construiu uma carreira de sucesso observando as pessoas, angariando conhecimento e expertise para gerenciar com propriedade e criar times fortes e coesos. Seu esforço para equilibrar governança corporativa e profissionalização com a felicidade das pessoas que formam a empresa levou a Transpes, companhia fundada por seu pai, a receber por três anos consecutivos o prêmio da Revista Você S/A como Melhor Empresa para se Trabalhar do Brasil.