O Fórum Municipal de Micro e Pequenas Empresas de Caruaru está comemorando um ano de implantação. Para apresentar um balanço do ano e os projetos para 2016, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está realizando uma reunião, na próxima quarta-feira (09), no mini auditório do Senac, às 14h.
O encontro deve reunir os participantes dos três comitês de trabalho que atuam pelo Fórum aqui em Caruaru, dentre estes: do segmento governamental (Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, Secretaria da Fazenda Municipal e Secretaria de Saúde- Vigilância Sanitária); entidades (Bombeiros e Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação- SEMPETQ); associações (CDL, Acic, SindLoja e Fiepe); sindicatos (Accape e Conselho Regional de Contabilidade- CRC); paraestatais (Sebrae, Senac, Senai, Jucepe); instituições de crédito (Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Agência de Fomento do Estado de Pernambuco- Agefepe); instituições de ensino superior (Fafica, UFPE, Itep, Unifavip, ITFPE); além de empresários locais.
O Fórum foi criado para discutir oportunidade e cenários para as micro e pequenas empresas do município. É um espaço de dialogo constante entre os diversos segmentos que atuam na sociedade. O grupo segue o modelo de trabalho dos outros fóruns que também foram criados em Pernambuco. Em todos eles foram definidos três comitês de trabalho, aqui no município os temas escolhidos foram: 1. Racionalização legal e burocrática; 2. Investimento, financiamento, comércio exterior e compras governamentais; 3. Tecnologia, inovação, informática, formação e capacitação empreendedora. Estes comitês, que têm caráter permanente, se reúnem periodicamente para discutir temas de relevância para cada área, enriquecendo os encontros através de sugestões de ações a serem desenvolvidas pelos grupos.
Umas das ações realizadas pelos comitês foi à pesquisa realizada nas lavanderias do município, a fim de identificar as dificuldades e possíveis soluções para implementação delas no projeto do Distrito Têxtil da Prefeitura. A pesquisa foi realizada através de parceria entre a Fafica, Itep, Fiepe e Sindloja. Outra ação foi à capacitação da Comissão Permanente de Licitação, em parceria com o Sebrae, e a ampliação das compras público feitas pela Prefeitura junto aos pequenos negócios. E uma das ultimas ações, foi o Seminário de Crédito, realizado em novembro, que reuniu as instituições financeiras para apresentar aos empresários locais opções de linhas de créditos disponíveis.