Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru lança mais um edital da Lei Aldir Blanc

A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru lançou um novo edital do Prêmio Cultura para Emergir, desta vez na modalidade Saberes Populares. A decisão para a criação do mesmo foi debatida na noite da terça-feira (20), durante reunião do Conselho Municipal de Culturas Populares, devido ao saldo remanescente do Inciso II, do Artigo 2º da Lei Aldir Blanc.

O novo edital se junta aos quatro já existentes, nas categorias Geral, Música, Artesanato e Povos Tradicionais, e está destinando R$ 1.025.000,00 para iniciativas que têm como objetivos fortalecer e dar visibilidade aos trabalhadores da cultura caruaruense. “Essa premiação respeita a Lei Federal n° 14.017/2020, que destinou 3 bilhões à cultura e reconhece o caráter emergencial das ações, o Decreto Federal n° 10.464/2020 e o Decreto Municipal 104/2020, e utiliza os valores remanescentes do inciso II da referida Lei”, afirmou Jô Barbosa, coordenadora de Projetos da FCTC.

O Prêmio Cultura para Emergir – Saberes Populares é destinado às atividades desenvolvidas em Caruaru, sejam elas realizadas por pessoas, grupos ou agremiações, que tenham mais de 20 anos de atuação cultural. “Serão premiadas, em âmbito municipal, 100 inscrições por meio da destinação de recursos que viabilizem a manutenção e proteção dos seus trabalhos e de suas equipes, bem como dessas atividades”, explicou Jô.

Estão habilitados a participar do prêmio maiores de 18 anos, pessoas jurídicas, de natureza cultural e Micro Empreendedor Individual (MEI). “O MEI poderá participar desde que se trate do trabalhador(a) inscrito(a), não podendo figurar como representante de grupo, como também só será aceito se sua finalidade for de natureza cultural”, adiantou Jô Barbosa.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de novembro, preferencialmente de forma virtual, pelo e-mail premioparaemergirspopulares@gmail.com, ou presencial, de segunda a sexta, das 8h às 13h, na sede da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, na Gerência de Cultura.

Serão aceitas inscrições orais para as pessoas com dificuldades na escrita, desde que sejam respondidos todos os itens do formulário e anexados ou impressos os demais documentos. Pode ser gravado no celular, em forma de áudio ou vídeo, e encaminhado pelo e-mail, ou entregue, presencialmente, em CD, DVD ou pen drive. “Cada candidato poderá apresentar somente uma iniciativa para a seleção. Na hipótese de haver mais de uma inscrição por candidato, será considerada a última enviada”, afirmou.

A coordenadora de Projetos lembra que não há impedimento para quem se inscreveu nos editais anteriores, por se tratar de saldo remanescente, “porém será dada preferência aos que não tenham acessado os recursos da Lei Aldir Blanc”.

O presente edital e seus anexos estão à disposição dos interessados no Portal da Prefeitura de Caruaru www.caruaru.pe.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *