Pedro Augusto
Em reunião do conselho arbitral realizada na tarde da última segunda-feira (07), na sede da Federação Pernambucana de Futebol, no Bairro da Boa Vista, no Recife, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, juntamente com os representantes dos clubes que integram a Série A1, definiu a fórmula de disputa do Campeonato Pernambucano 2017. Com o início marcado para o próximo dia 4 de janeiro e término para o dia 30 de abril, a principal competição do Estado contará com duas fases a serem disputadas em 14 datas.
De acordo com o regulamento aprovado, o primeiro turno será disputado por nove equipes que ficarão distribuídas em três chaves: A, B e C. Elas vão ser compostas pelo Salgueiro, Atlético Pernambucano e Belo Jardim (A); pelo América, Serra Talhada e o Campeão da Série A2 (B) ; e pelo Central, o Vitória e o Vice-campeão da Série A2 (C). Além de agora estar dividida em três grupos, outra novidade a respeito da etapa inicial, que se estenderá do dia 4 a 25 de janeiro, se refere ao não confrontamento entre os times de cada chave. Ou seja, os integrantes do grupo A, por exemplo, jogarão contra apenas os clubes das chaves B e C e assim sucessivamente.
Ao término das sete rodadas disputadas, as três equipes que obtiverem a maior pontuação em termos gerais estarão automaticamente classificadas para o “filé mignon” do certame. No hexagonal do título, que está previsto para iniciar no dia 29 de janeiro já com um Clássico das Emoções, elas enfrentarão o trio de ferro da capital formado pelo Sport, o Náutico e o Santa Cruz. Por outro lado, os demais seis times que não conseguirem passar de fase terão de jogar o tão temido hexagonal da permanência com o rebaixamento de dois clubes na conclusão das rodadas previstas.
Além de garantirem as vagas para o hexagonal do título, os três mais pontuados do primeiro turno serão indicados pela FPF para disputar a Série D 2018. Vale ressaltar que o Central, o América e o Serra Talhada já estão assegurados na 4ª Divisão 2017 devido às classificações obtidas na fase inicial do Pernambucano 2016. Em paralelo, caso o Salgueiro, que disputa a Série C, obtenha o direito de participar deste hexagonal, uma das três vagas para a competição nacional será repassada para o quarto lugar da etapa de grupos.
Outra novidade definida na reunião se referiu a intenção de implantação por parte da FPF do método de audiência pública que poderá substituir o já tão criticado sorteio de árbitros. “Nós fomos os primeiros a obter a autorização para instituir o método da audiência pública, que serve para identificar por critérios de mérito de qualidade técnica os árbitros que estejam em melhores condições para apitar. Com isso, a gente eliminará o risco do sorteio, que é aleatório. Ou seja, priorizaremos a qualidade de rendimento dos árbitros”, destacou Evandro Carvalho.
Somado ao novo método, a federação também está estudando a possibilidade de instalar o chamado “árbitro de vídeo”, que deve atuar em lances específicos em caso de dúvidas, como gols, pênaltis e impedimentos.