FUTEBOL: Porto terá batalha duríssima contra o América

Por PEDRO AUGUSTO
Do Jornal VANGUARDA

O Porto faz contra o América, neste sábado (31), a partir das 15h, no Antônio Inácio, em Caruaru, a segunda partida das semifinais do Campeonato Pernambucano Sub-20. No primeiro confronto envolvendo as duas equipes, ocorrido no último dia 17, no Olindão, o tricolor da Rua Preta acabou sendo derrotado pelo Periquito por 2 a 0. Com o resultado, agora, se quiser carimbar o seu passaporte até as finais sem precisar se submeter à cobrança de pênaltis, o Gavião do Agreste terá de vencer o duelo decisivo por três gols de diferença.

Apesar do placar elástico, o técnico Janduir Lira se mostrou confiante quanto à classificação de sua equipe. “Por falha nossa, levamos o primeiro gol lá no Olindão logo nos minutos iniciais da partida. Esse cochilo acabou custando caro, porque só entramos no jogo após sofrermos o segundo tento. É claro que o resultado atrapalhou o nosso planejamento, ou seja, diminuíram as chances de passarmos até a final, mas não desanimamos. Por tudo que já demonstramos dentro de campo, temos totais condições de reverter esse quadro. O grupo continua bastante unido”, avaliou.

Se dependesse de retrospecto, a garotada do Porto já estaria classificada para mais uma decisão de sua história. Isso porque obteve a melhor campanha no somatório das duas fases já disputadas da competição. Mas, como os resultados passados só servem mesmo para avolumar as estatísticas, o treinador do Gavião se mostrou inclinado a promover mudanças no time titular. “É claro que também precisaremos nos preocupar com o adversário, porém entraremos com uma formação mais ofensiva, ou seja, no 4-3-3”, revelou Janduir.

Até o primeiro duelo das semifinais, o tricolor da Rua Preta vinha atuando no esquema 4-4-2 com: Igor; Téo, Alisson, Charleston e Vinícius; Raimundo, Clebson, Diego e Marcelo; Eric e Marlon. Agora, com a mudança, o atacante Robinho deverá ocupar a vaga do volante Raimundo. “Treinamos bastante durante toda esta semana para alcançarmos o entrosamento necessário e não tenho dúvidas de que faremos uma boa partida. Convidamos a todos os torcedores locais a comparecerem ao Antônio Inácio para nos empurrar até a classificação”, finalizou Janduir Lira.

Sem nenhum jogador suspenso, o técnico do Gavião ainda ganhará para este duelo decisivo os reforços do atacante Túlio e do volante João Vitor, que vêm treinando normalmente após terem deixado o departamento médico. Em atividade há mais de 22 anos, o Porto já levantou por três vezes a taça do Estadual da categoria: em 2004, 2008 e 2014. No outro duelo das semifinais, o Sport encara o Atlético, neste domingo (1º), a partir das 15h, na Ilha do Retiro. No primeiro confronto, os adversários da vez ficaram no empate por 1 a 1, no último dia 17, no Paulo Petribu. Pelo regulamento, uma vitória simples para qualquer um dos lados garantirá o vencedor na final.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *