Gabinete Digital caminha para consolidar diálogo com população

Ferramenta da Secretaria de Participação Social em Caruaru, o Gabinete Digital foi lançado em abril de 2013 e desenvolveu suas primeiras atividades em meio a um contexto de mobilização cidadã nas mídias sociais. Para 2014, uma das metas do gabinete é estabelecer um plano de gestão em redes sociais que priorize o diálogo e atendimento aos cidadãos caruaruenses, através de uma proposta de SAC 2.0.

Isso significa transformar os canais do Gabinete Digital em pontes de diálogo e solução de demandas, relacionadas diretamente à agenda de ações do prefeito José Queiroz (PDT). Atualmente o gabinete atua em quatro plataformas: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. Todos os questionamentos de usuários nas mídias sociais deverão ser respondidos, conforme as informações repassadas pelas secretarias e departamentos de serviços municipais.

Além disso, os perfis também servirão para dar suporte ao engajamento no ciclo do Orçamento Participativo 2014 e em programas da Gerência de Participação Digital desenvolvidos pelo gabinete. No ano passado, dois deles foram colocados em prática: o “Prefeito Responde”, que tratou sobre a proibição do uso de armas de fogo por guardas municipais; e “Agenda Colaborativa”, da qual resultou a indicação de pavimentação e saneamento das duas ruas que compreendem a avenida principal do bairro Luiz Gonzaga, através da ação “Prefeitura nas Ruas”.

Para o gerente de Participação Digital, Daniel Finizola, 2014 será o momento de consolidar a democracia 2.0 em Caruaru. “Teremos um novo ciclo de ações, no qual mais pessoas vão se mobilizar com esses mecanismos que estarão disponíveis à população para consulta, monitoramento e fiscalização”, destacou.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *