s Políticas de Participação Social de Caruaru foram destaque na 16ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), realizada na semana passada, em Moçambique, na África.
O evento reuniu representantes de 40 países para pensar as cidades através de políticas de participação cidadã, sob a ótica da democracia participativa. A experiência de Caruaru, única cidade do Norte/Nordeste do Brasil a participar do evento, foi reconhecida devido ao devido ao prêmio nacional de boas práticas do Orçamento Participativo, conquistado no início do ano.
De acordo com o secretário de Participação Social, Leonardo Bulhões, que viajou a convite do governo moçambicano para palestrar na conferência, sem nenhum custo aos cofres públicos de Caruaru, programas desenvolvidos na nossa cidade são pioneiros em democracia participativa.
“Após a apresentação das políticas de participação em Caruaru, através dos programas da Secretaria, dos nossos resultados e metodologia, o público da conferência ficou muito interessado nos aplicativos do Orçamento Participativo e Ouvidoria 2.0, que possibilitam um monitoramento efetivo dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos”, destacou. “É importante que se diga que hoje somos a Capital da Participação Social em Pernambuco e porque não dizer, da região Nordeste do país”, finalizou.
A expectativa agora é a inclusão de Caruaru enquanto membro efetivo no Observatório Internacional da Democracia Participativa – OIDP. Uma vez incluída na rede internacional, Caruaru poderá firmar acordos de cooperação técnica entre municípios ao redor do mundo que vêm trabalhando em conjunto para implantar políticas de democracia participativa.