O novo levantamento do Termômetro de Crédito da GoOn, maior consultoria de Gestão de Riscos do Brasil, aponta que o otimismo do mercado de crédito melhorou após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff da Presidência da República. O índice bimestral, que capta a percepção de cerca de 200 empresas, no levantamento de setembro constatou otimismo para as novas concessões e em relação ao nível da inadimplência.
O destaque foi o crescimento dos que responderam que a concessão de crédito vai melhorar. O índice passou de 16,9% em janeiro, para 34,2% em julho – na atual amostragem ficou em 41,3%. A maioria dos entrevistados (45,6%) ainda acredita que as concessões devem se manter nos patamares atuais para os próximos seis meses.
“O crédito tem tudo a ver com confiança. Em um processo de retomada, a confiança é o que vem primeiro e, mesmo ainda não colhendo frutos expressivos, a confiança é o primeiro sinal positivo da retomada do crescimento deste mercado”, avalia Eduardo Tambellini, sócio Diretor da GoOn.
A primeira pergunta da pesquisa faz referência ao mercado de crédito: “Como cada profissional visualiza a evolução da concessão de crédito no mercado para os próximos 6 meses?”. O levantamento de setembro confirma um cenário de maior otimismo em comparação com os anteriores. Em julho, 34,2% previam aumento do crédito e em setembro o percentual foi de 41,3%.