O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, divulga a prorrogação do período de inscrições para o Programa de Acesso ao Ensino Superior – PE no Campus. A nova data para os interessados em participar do programa vai até o dia 29 de janeiro de 2018. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Secretaria de Educação do Estado: www.educacao.pe.gov.br.
“Por ser um programa novo, ainda há muitos estudantes nos procurando com dúvidas em relação aos requisitos para participar. Por exemplo: muitos acham que não podem se inscrever porque ainda não sabem para qual instituição foram aprovados, e eles não precisam saber isso ainda, desde que se encaixem nos demais requisitos. Por isso, decidimos aumentar o prazo para que eles tenham mais tempo para tirar suas dúvidas e garantir sua inscrição”, explica o secretário executivo de Planejamento e Coordenação da pasta da Educação, Severino Andrade. Outro fator que impactou na decisão de prorrogação do prazo foi a antecipação das inscrições do Sistema de Seleção Unificada – Sisu.
Com a mudança na data de inscrição, os interessados devem ficar atentos ao novo cronograma do PE no Campus (vide mais abaixo). Há também um e-mail para que possam entrar em contato, em caso de dúvidas: penocampus@educacao.pe.gov.br.
O PE no Campus atuará em dois eixos: mobilização e preparação dos estudantes para que participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE); e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.
Para participar do PE no Campus o candidato terá que ter estudado todo o Ensino Médio na Rede Pública Estadual e ter concluído, no máximo, há cinco anos; ser atendido no Programa Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a dois salários mínimos, e ter residência fixa com distância igual ou superior a 50 quilômetros da universidade onde irá estudar. No momento do preenchimento dos dados pessoais, acadêmicos e de renda, o candidato também deverá anexar ao sistema os documentos em formato digital. Nesta etapa, os documentos exigidos no momento da inscrição eletrônica são: CPF e RG do estudante, além do comprovante individual da nota obtida pelo estudante no Enem e no SSA. Caso o candidato seja beneficiário do Programa Bolsa Família, também deverá cadastrar os membros da família.
A próxima etapa será de classificação dos mil estudantes selecionados para as bolsas do Programa. A distribuição das bolsas do PE no Campus será da seguinte forma: 100 para os classificados pelo SSA e 900 para os classificados pelo Enem. A bolsa mensal dos estudantes selecionados no PE no Campus será de R$ 950,00 no primeiro ano e R$ 400,00 no segundo ano. Essa quantia ajudará os selecionados nas despesas do curso, moradia, alimentação e transporte.
Todos os resultados serão divulgados no site da Secretaria de Educação de Pernambuco (www.educacao.pe.gov.br). O resultado final com a convocação dos classificados para assinatura de Termo de Compromisso do PE no Campus será divulgado no dia 19 de fevereiro.
Novo cronograma do PE no Campus:
– Inscrição: 19 a 29 de janeiro de 2018
– Divulgação da lista preliminar dos estudantes que atenderam os requisitos do Programa: 30 de janeiro de 2018
– Recursos: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2018
– Resultados dos recursos: 02 de fevereiro de 2018
– Divulgação da lista de estudantes classificados para recebimento das bolsas: 02 de fevereiro de 2018
– Período de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas: 05 a 09 de fevereiro de 2018
– Resultado Final e convocação para assinatura de Termo de Compromisso (estudantes que iniciarão as aulas na Universidade no 1º semestre de 2018): 16 de fevereiro de 2018