Governo federal conclui mais de 50% da transposição e obra chega ao Agreste

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, afirmou nesta terça-feira (10) à comissão temporária do Senado criada para acompanhar a transposição do São Francisco que o governo federal “rompeu a marca dos 50% das obras concluídas”.

Em janeiro, segundo o ministro, deve ser licitado, por meio de regime diferenciado de contratação integrada, o ramal que chega ao Agreste do Estado, estendendo o canteiro de obras à região.

No estágio atual, o projeto tem 51,3% dos trabalhos concluídos, com a possibilidade de, já em 2014, ter 100 quilômetros de água rolando pelos eixos Norte e Leste. “O cronograma definido tem condições de ser plenamente cumprido”, disse o senador pernambucano Humberto Costa (PT), relator da comissão.

A obra, que vai levar água do São Francisco a cerca de 12 milhões de pessoas de 390 municípios nordestinos, contará com sistema de mais de 550 quilômetros pelos interiores de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Orçada em R$ 8,2 bilhões, a transposição emprega hoje quase oito mil operários e é considerada uma das maiores obras hídricas do mundo.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *