Gravatá promove concurso de poesia sobre as olimpíadas

A Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Educação, está promovendo o I Concurso de Poesia para alunos de escolas municipais. Com o tema: Olimpíadas 2016, ele é destinado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (7ª, 8ª séries e 9º ano). As inscrições para o concurso acontecem até o dia 12 de maio. Os inscritos concorrerão em duas etapas. São elas: seleção escolar, de 25 de abril a 12 de maio e, em seguida, seleção municipal, de 13 a 20 do mesmo mês.

Cada aluno participará com apenas um texto. Para participar do concurso, o concorrente deve ser aluno das referidas séries e estar matriculado em uma unidade de ensino da rede municipal. O poema produzido não deve ter menos de catorze versos e nem menos que vinte e cinco manuscritos.

Etapa Municipal – Depois de selecionado o melhor texto de cada unidade escolar, ele será enviado à Secretaria de Educação, juntamente com ficha de inscrição, devidamente digitado em (3) três cópias, com fonte times, tamanho 12, sem identificação do autor, em envelope devidamente lacrado contendo apenas o nome da escola. A Secretaria de Educação identificará cada texto com um código numérico e, depois, enviará à comissão julgadora que será formada por três poetas acadêmicos da Academia de Letras e Artes de Gravatá que fará a seleção dos textos na etapa Municipal.

Seleção dos textos – A direção, juntamente com a Coordenação do Ensino Fundamental (Anos Finais) constituirá uma Comissão Julgadora, composta por professores de Língua Portuguesa e áreas afins para escolher, entre todos os textos selecionados, o que representará a Escola. A decisão da Comissão Julgadora será considerada irrevogável, não cabendo por parte do participante qualquer tipo de ação recorrente. A redação será desclassificada e zerada caso a Comissão perceba que a mesma não foi de autoria do aluno.

Vencedores – A divulgação dos vencedores acontecerá no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, no dia 20 de maio, durante um Sarau Literário no qual os estudantes vencedores apresentarão seus textos e receberão a devida premiação. O horário do Sarau Literário será definido posteriormente.

As três melhores poesias da etapa Municipal, terão seus textos publicados nos sites da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação. Os vencedores dos três primeiros lugares da etapa municipal receberão um prêmio cada. Todos os finalistas receberão certificados de participação. Todos os participantes da etapa Municipal, juntamente com os professores orientadores, serão contemplados com um dia de lazer, da seguinte forma: Serão divididos em dois grupos, um no Hotel Portal de Gravatá e outro no Hotel Canáriu’s.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *