Grupo de terapia de aposentadas fez último encontro do ano

O grupo de Terapia Comunitária, realizado pelo Instituto Previdenciário de Caruaru- CaruaruPrev, se reuniu, na última quinta, 3, em uma das cachoeiras do município de Bonito, para encerrar as atividades deste ano. No encontro, as participantes aproveitaram o contato com a natureza e se confraternizaram, reforçando ainda mais o sentimento de amizade criado através do trabalho.

O grupo de Terapia recebe o apoio da Secretaria de Saúde, que sede as terapeutas para organizar os encontros, realizados quinzenalmente durante o todo o ano. Este grupo é específico para servidoras municipais aposentadas, que participam das rodas de terapia para compartilhar suas experiências de vida e ajudar cada uma a encontrar possíveis soluções dentro de si.

Durante esta última roda de terapia, as participantes declararam a importância dos encontros para suas vidas. Dentre os depoimentos, a maioria citou: a mudança de visão sobre si e sobre os outros, o despertar para a liberdade e a melhoria na capacidade de se expressar. “Eu era meio bicho do mato. Percebi que ficar calada estava me deixando doente. Aqui me senti acolhida a ponto de me abrir de forma confortável. Aprendi a confiar mais em mim e nas pessoas. Eu não sabia me expressar e também não era muito tolerante com os problemas dos outros”, admitiu uma das participantes, a professora aposentada Gildete Maria de Oliveira.

O grupo segue uma dinâmica que envolve a apresentação das regras, do formato de trabalho e o compartilhamento dos problemas, que servirão de tema para o grupo. As reuniões do grupo voltarão a ser realizadas no próximo ano, em data ainda a ser definida. Os encontros são gratuitos e específicos para servidores aposentados do município. Os interessados em participar

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *