A cidade de Toritama (PE), localizada no Agreste Pernambucano, é conhecida como a “capital do jeans”. E, a partir de novembro de 2015, também será conhecida como a primeira cidade do mundo a receber um Shopping Escola: O UAI Toritama. A iniciativa é uma realização do Grupo UAI e Fundação Doimo e traz a expertise do mercado a favor do desenvolvimento social e da capacitação dos feirantes locais.
Em fase final de construção, no coração da região comercial de Toritama, na BR104, o local possui uma área construída de 20mil m² e espaço para 2.500 feirantes poderem comercializar seus produtos no atacado e no varejo. Hoje, eles vendem suas mercadorias em locais sem proteção contra chuva ou sol e com estacionamento precário, o que acaba danificando produtos e dificultando a circulação e mobilidade dos clientes.
Mas dizer que o UAI Toritama será apenas um espaço de compra e venda é reduzir as potencialidades presentes nas relações de comércio. Além de contar com duas praças de alimentação com diversas atrações culturais, bancos e estacionamentos amplos para carros, ônibus e vans, o UAI Toritama dará espaço para a formação e profissionalização dos feirantes por meio da metodologia PRÉ-MEI.
Atualmente, mais de 45 milhões de trabalhadores brasileiros ainda vivem na informalidade e, com a crise que aflige o Brasil, esse número vem crescendo. Por isso, após uma pesquisa aprofundada, a Fundação Doimo criou a metodologia PRÉ-MEI, que visa capacitar e investir em empreendedores informais por meio de cursos, consultorias e atendimentos personalizados.
Shopping ou Escola?
Para o empreendedor social e presidente do Grupo UAI, Elias Tergilene, investir na capacitação e desenvolvimento de comerciantes informais é garantir que, no futuro, o Brasil possa ser referência em empreendedorismo na base da pirâmide. “Nossa expectativa é que o UAI Toritama funcione como um berçário dos empresários do futuro e que os empreendedores possam expandir seu negócio por todas as capitais do Brasil”, reforça o empresário e ex-camelô.
Dessa forma, no UAI Toritama eles terão a oportunidade de desenvolver suas competências empresariais e, assim, aumentarem o lucro em suas vendas. Em parceria com diversas entidades governamentais, serão ofertados cursos sobre atendimento ao cliente, formas de apresentação do produto, como formar preço das mercadorias, comunicação com clientes, gestão de pessoas e negócios, além de diversos outros conteúdos que abrangem o universo comercial.