A Secretaria de Saúde de Caruaru lançou na última segunda (17), a 19° Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que seguirá até o dia 26 de maio. A primeira semana, de 17 a 21 de abril, foi inteiramente dedicada à imunização, apenas, dos profissionais de saúde. Hoje, (24), tem início a vacinação dos grupos prioritários e todas as 69 equipes de Saúde da Família, estarão a postos para atender toda a população, além dos cinco Centros de Saúde.
A campanha tem como principal objetivo contemplar, com as doses da vacina, grupos prioritários e de maior vulnerabilidade, e terá seu dia “D” realizado no dia 13 de maio.Este ano, o Ministério da Saúde deverá encaminhar para Caruaru cerca de 74.000 doses da vacina.
Público alvo: gestantes; puérperas até 45 dias; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; trabalhadores de Saúde; povos indígenas; indivíduos acima de 60 anos; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam condições clínicas especiais, com apresentação de prescrição médica; professores da rede pública e particular; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
As crianças que, no ano passado, tomaram duas doses devem retornar aos pontos de vacinação para tomar dose única. “Pessoas com reação alérgica a ovo de galinha ou que apresentaram reações quando tomaram ano passado não podem se vacinar”, destaca a coordenadora do PNI, Juliane Santana.
As doses recebidas pelo Programa de Imunização do Município são limitadas aos grupos prioritários, inviabilizando o abastecimento em instituições que não estejam contempladas para imunização dessa população. Após o final da campanha, será realizado o levantamento do estoque e, em caso de saldo positivo, o departamento de PNI entrará em contato para verificar a possibilidade de liberação para outras instituições.