Guia Eleitoral começa na próxima sexta-feira

O guia eleitoral no rádio e na televisão começa a ser exibido nesta sexta-feira. Nele, os candidatos vão falar das propostas e tentar garantir o voto do eleitorado. No Recife, o prefeito e candidato a reeleição, Geraldo Julio (PSB), leva vantagem. A Frente Popular, que reúne 20 partidos, deu a ele quase metade do tempo total que é destinado a todos os oito candidatos na majoritária. São 4 minutos e 48 segundos contra os 2 minutos e 33 segundos do ex-prefeito João Paulo (PT), que tem o segundo maior tempo. O petista tem o apoio de quatro legendas.

Com o terceiro maior tempo, 1 minuto e 15 segundos, o deputado federal e prefeituravel, Daniel Coelho (PSDB) é quem abre o guia. Depois, é exibida a propaganda de João Paulo, seguida da de Carlos Augusto (PV), de Edilson Silva (PSol), Priscila Krause (DEM), Simone Fontana (PSTU), Geraldo Julio e, por fim, a de Pantaleão (PCO). Até o pleito, o guia será veiculado de segunda a sábado, sempre das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Mas a ordem de apresentação deles muda com o passar dos dias. Pantaleão, que será o último a falar nesta sexta, será, depois, o primeiro a mostrar suas propostas, por exemplo.

A ordem de candidatos foi sorteada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na semana passada e com exceção do socialista, do petista e do tucano, os demais têm cerca de um minuto de tempo no guia. Diferentemente das disputas anteriores, os candidatos a vereador não vão aparecer no guia. Eles terão direito a inserções que serão exibidas nos intervalos comerciais.

O tempo do guia é definido pelo Tribunal Regional Eleitoral, seguindo o número de representatividade no Congresso. Assim, quem tem o apoio de mais deputados e senadores, ganhou mais segundos.

Confira a ordem dos candidatos no guia:

1º “Juntos pela Mudança” (PSDB / PSL)

2º “Recife pela Democracia” (PRB / PT / PTN / PT do B / PTB)

3º Partido Verde (PV)

4º “Seja a Mudança” (PCB / PSOL)

5º “Recife Acredita” (DEM / PMN)

6º Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU)

7º “Frente Popular do Recife” (PMDB / PRTB / PC do B / PPL / PSC / PR / PMB / PTC / PP / PPS / PSD / PDT / PRP / SD / REDE / PSDC / PROS / PHS / PSB / PEN)

8º Partido da Causa Operária (PCO)

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *