Hackaton: universitários desenvolvem aplicativo

Após 24 horas diretas de uma maratona de aplicativos de cidadania, o Hackathon Social da Semana Universitária da UPE terminou na noite de terça (25), com a análise e julgamento dos projetos desenvolvidos pelas oito equipes participantes, entre as 19h da segunda (24) e as 19h da terça. Foi o primeiro evento do tipo realizado na cidade, com parceria entre a universidade e a Secretaria de Participação Social, através do Gabinete Digital Caruaru.

Cada projeto desenvolvido levou em consideração como possibilitar o diálogo entre Prefeitura de Caruaru e a população, a participação social em ambientes digitais e a promoção de ações colaborativas de cultura digital.

O primeiro lugar da maratona ficou com o projeto Fotocity, que funciona como intermediário entre a administração municipal e a população, na qual usuários poderiam apresentar demandas de infraestrutura na cidade, em um sistema de uso fácil, similar ao de postar fotos no Instagram.

“Houve vários projetos interessantes e nem estava tão confiante, mas fiquei muito satisfeito com essa conquista, pois a ideia de usar tecnologia para pensar no social foi o diferencial do evento, por isso também deixo os parabéns a todas as equipes que participaram”, comemorou Vandemberg Lima, capitão do grupo vencedor, que receberá premiação no valor de R$ 800, pela UPE, e vão participar gratuitamente dos cursos de empreendedorismo oferecidos pelo Itep.

O segundo colocado foi o projeto Co-Obra, um sistema híbrido (web e mobile) colaborativo, no qual a população indica mudanças para a cidade de Caruaru e essas são rankeadas a partir dos votos de outros usuários.

O grupo recebeu premiação em dinheiro, no valor de R$ 400. “Pretendemos dar andamento ao projeto e fazê-lo funcionar 100%. A maratona foi uma oportunidade de nos integrar a partir de várias formas de conhecimento”, destacou Vitor Carneiro, um dos desenvolvedores do projeto.

Uma comissão julgadora formada por representantes da Sociedade Civil e da Secretaria de Participação Social, além de especialistas em inovação, design e desenvolvimento de sistemas, analisou cada proposta com base nos critérios de Inovação tecnológica e criatividade, usabilidade e qualidade técnica.

” A prefeitura de Caruaru, a partir da Secretaria de Participação Social, via Gabinete Digital, pensou junto com a UPE em como estimular a economia criativa diante desse objetivo de aproximar a população do poder público. Fiquei feliz em ver cada uma das equipes desenvolvendo diferentes formatos com base em participação social e agora e acredito que todos têm possibilidade de serem aplicados na sociedade”, ressaltou o gerente de Participação Digital, Daniel Finizola, que acompanhou cada etapa do Hackathon.

Os demais aplicativos desenvolvidos na maratona estão disponíveis no site www.gabinetedigitalcaruaru.com.br. Após o Hackathon, a Semana Universitária da UPE continuou suas atividades até sexta (28), com palestras, workshops e minicursos que envolvem tecnologia, cidadania, inovação social, empreendedorismo e os cursos de Sistemas de Informação e Administração com Ênfase em Marketing de Moda.

IMG_4095.JPG

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *