Pedro Augusto
De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda, neste ano o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, está em média 4,3% mais barato em Pernambuco no comparativo com 2014. Atualmente o Estado possui cerca de 2,5 milhões de veículos cadastrados no Detran dos quais 2,2 milhões deles encontram-se tributáveis pelo imposto. Em entrevista ao VANGUARDA e ao Blog do Wagner Gil, o gerente de IPVA da Sefaz, Júlio Lóssio, deu mais informações sobre as formas de pagamento do tributo. Em paralelo, ele ainda ressaltou alguns detalhes importantes em relação ao cenário caruaruense.
Redução
Observamos que houve uma redução em média de 4,3% no comparativo com o IPVA do ano passado, mas isso não quer dizer que todo veículo tributável pelo imposto terá esse abatimento. Se em alguns os casos os contribuintes verificarem uma queda menor, por exemplo, de 2%, em outros eles visualizarão uma queda maior em relação à média geral. Dúvidas sobre o cálculo do imposto podem ser tiradas no site da Sefaz.
Frota
Do montante de 2,5 milhões de veículos cadastrados no Detran de Pernambuco cerca de 2,2 milhões estão obrigados a pagar o IPVA. São automóveis, motocicletas, ônibus e caminhões. Já os veículos isentos se referem aos com atuações de âmbito municipal, estadual e federal bem como os táxis e de deficientes físicos. Também não estão obrigados a pagar aqueles veículos sem motores acoplados como as carrocerias. Em termos gerais, a inadimplência referente à quitação do IPVA tem girado no casa dos 13% a 14% no Estado.
Caruaru
Atualmente 144 mil contribuintes estão obrigados a pagar o IPVA em Caruaru. O que na prática representa uma arrecadação de cerca de R$ 30 milhões para os cofres públicos. Vale salientar que o montante apurado é divido pelo município e pelo Estado. Em paralelo, como hoje a Capital do Agreste é a segunda maior cidade de Pernambuco a comportar o maior número de motocicletas, o número de inadimplentes do município tem chegado perto da média geral. Algumas pessoas ainda desconhecem, mas este tipo de veículo possui uma inadimplência muito alta. O que certamente está influenciando os números locais.
Calendário
Tanto o calendário como a consulta do IPVA 2015 já se encontram disponíveis para acesso no site do Detran. Sempre é bom relembrar que a Sefaz é responsável apenas pela arrecadação do IPVA, ou seja, as demais taxas obrigatórias fazem parte do Licenciamento de competência do Detran. A primeira parcela ou a cota única do imposto já podem ser efetuadas nas casas lotéricas ou agências bancárias. Quem não realizar os seus pagamentos até o próximo dia 5 de março estará sujeito a quitação de multas de até 30% caso ultrapasse o período de 60 dias. Além disso, ainda estará sujeito a ter o seu nome incluindo no Serasa.
Contribuição
Muitas pessoas ainda pensam que o dinheiro do IPVA é utilizado apenas para tapar buraco, mas não. Assim como o IPTU, todo montante arrecadado com o primeiro imposto é depositado na conta única do Governo para que o governante utilize-o em setores de extrema importância para o Estado como a saúde, educação e a segurança.