Hospital Regional Jesus Nazareno intensifica ações de saúde mental durante Setembro Amarelo

O Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), em Caruaru, tem intensificado as ações de saúde mental neste Setembro Amarelo, celebrado durante todo este mês, que é uma campanha de conscientização sobre a importância de prevenção ao suicídio. Por isso, atividades como grupo de discussões e sessões de Reiki estão sendo oferecidas para os servidores. Pacientes e acompanhantes da unidade de saúde também contarão com rodas de diálogo sobre o tema.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Psicossocial (NUAPS), Cristianne Mergulhão, destaca a importância do acolhimento ao servidor. “O grupo operativo de gerenciamento de saúde mental e qualidade de vida acontece permanentemente e se destaca por ser um espaço aberto de experiência coletiva que oportuniza aos participantes momentos de aprendizagem. Neste mês de setembro, especificamente, iremos potencializar a discussão de temas que buscam colaborar com a redução da ansiedade no trabalho e das situações estressantes e desafiadoras vivenciadas pelos servidores, fortalecendo assim o cuidado com a saúde mental e emocional”.

O trabalho envolve ainda pacientes e acompanhantes que estão na unidade de saúde. “As ações visam conscientizar as pessoas sobre o suicídio bem como evitar e prevenir, empoderando e fortalecendo gestantes, puérperas e acompanhantes”, ressaltou a coordenadora do Serviço Social, Andrezza Oliveira.

Em 19 de setembro, o dia D no calendário de atividades, haverá a palestra “Quebrando o silêncio sobre o suicídio: combater os estigmas é salvar vidas”, com a psicóloga Kátia Brasileiro, a partir das 10h. Segue a programação completa:

Programação para servidores

Grupo de Gerenciamento da Saúde Mental e Qualidade de Vida
Local: Auditório do HRJN
Horário: 10h às 11h (terças) e 17h às 18h (quartas)

Sessões de Reiki
Local: Auditório ou Consultório 1
Horário: às 11h (nas terças, quintas e sextas-feiras)

19 de setembro
10h – Palestra com a psicóloga Kátia Brasileiro – Quebrando o silêncio sobre o suicídio: combater os estigmas é salvar vidas
Local: Auditório

Programação para pacientes e acompanhantes

Rodas de Conversa
Gestantes do alto risco (ambulatório)
Segundas e quintas (manhã)

Puérperas do alojamento Canguru
Terças e sextas (tarde)

Foto: Divulgação/Ascom