O Brasil comemora até a próxima segunda-feira, 28/08, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Este ano, o tema é “Pessoa com Deficiência: direitos, necessidades e realizações”, definido pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Fenapaes). O objetivo é quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência.
Muitas cidades estão promovendo ações para conscientizar a população sobre os direitos dos PDCs e contra o preconceito. Em Caruaru, o Hospital Santa Efigênia (HSE) abraça a causa e realiza nesta quinta-feira, 24/08, uma ação que envolve palestra, apresentação cultural e panfletagem. O evento começa às 14h com uma apresentação de dança na recepção do Hospital. Em seguida, arte educadores farão a entrega de panfletos nos andares da Unidade entre pacientes e acompanhantes. Às 14h30, no refeitório do HSE, começa a palestra com Rosimery da Apodec, coordenadora de Promoção do Direito da Pessoa com Deficiência, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru. Ela vai falar um pouco de sua rotina diária, as dificuldades e os desafios que enfrenta por ser cadeirante e passar informações sobre como as pessoas podem colaborar com os PCDs que precisam de atendimento especializado. O evento será aberto ao público.
“O intuito do evento do Hospital Santa Efigênia é enfatizar a importância da Semana da Pessoa com Deficiência. Nós vamos capacitar os funcionários do HSE e o público que comparecer à palestra quanto às formas de acolhimento e atendimento voltados à pessoa com deficiência. Acreditamos que, a partir dessa capacitação, ofertaremos um atendimento mais qualificado e humanizado”, destacou Giselle Monique, assistente social do Hospital Santa Efigênia.