Hospital Santa Efigênia realiza palestra sobre câncer de próstata

O Hospital Santa Efigênia realizou nesta quinta-feira, 26, uma ação alusiva ao Novembro Azul.  O convidado foi o radioncologista Diego Rezende que ministrou palestra sobre a prevenção do câncer de próstata.

O especialista apresentou dados sobre a incidência da doença entre os homens e o tabu que ainda existe na nossa região. “Infelizmente, apesar de o câncer de próstata ser o segundo tipo de câncer mais prevalente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele, ainda existe uma grande resistência por parte dos homens em realizar os exames preventivos, em especial o exame de toque retal. São exames simples, indolores, de fácil realização e que possibilitam o diagnóstico precoce da doença”, explicou.

Os participantes foram alertados, também, sobre a necessidade e a importância da realização dos exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença. “É fundamental que se quebre esse estigma que existe na nossa sociedade em relação à realização dos exames preventivos, em especial o toque retal, para que se possa otimizar as chances de cura”, disse Dr. Diego Rezende.

A palestra do Novembro Azul, assim como foi a do Outubro Rosa que orientou as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, são momentos de informação promovidos pelo Departamento de Serviço Social do Santa Efigênia. “Nosso objetivo junto aos funcionários e acompanhantes dos pacientes do Hospital é de educar e de trazer uma informação fácil para que tenham a sabedoria de evitar doenças que são precocemente diagnosticadas. Nós temos que nos preocupar com a qualidade de vida e a nossa saúde tem que estar em primeiro lugar”, ressaltou Andreza Soares, assistente social do Hospital Santa Efigênia.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *