HRA oferece palestra de conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Na terça (20), o núcleo de Serviço Social do Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru, ofereceu uma palestra a pacientes e acompanhantes sobre dependência química. O momento foi realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, comemorado em 20 de fevereiro.

Reforçando que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento gratuito ao usuário de álcool e/ou drogas, tanto no atendimento a situações de crise como nos processos de reabilitação psicossocial, os assistentes sociais orientaram e tiraram dúvidas quanto aos encaminhamentos.

“O tratamento, o cuidado e a reinserção social para usuários de drogas no Brasil são de extrema importância, pois visam não apenas a recuperação do indivíduo, mas também a sua reintegração à sociedade. É fundamental oferecer acesso a tratamentos adequados, apoio psicológico, suporte familiar e oportunidades de reinserção no mercado de trabalho”, explica Flávio Henrique, assistente social no HRA.

O atendimento gratuito a pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas é feito nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). “É preciso combater o estigma social associado ao uso de drogas e às dependências, promovendo a inclusão e a empatia dessas pessoas. Acredito que um ambiente acolhedor e apoio contínuo são essenciais para auxiliar na recuperação e reinserção dos usuários. É um tema importantíssimo e que deve sempre ser pautado nas ações de educação permanente do serviço social no HRA”, conclui Flávio.