Para atender a grande demanda dos serviços de saúde durante o Carnaval deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) montou um esquema especial de atendimento em suas emergências.
No Hospital Regional do Agreste (HRA) não haverá reforço médico e de Enfermagem durante os dias de Momo devido as escalas de plantão estarem devidamente preenchidas de forma a atender os foliões que brincam em cidades polo de animação como Bezerros e Pesqueira, já que não há festividades em Caruaru nesse período.
Atualmente, a Emergência do HRA conta com cerca de 107 profissionais, nas especialidades de: clínica médica, cirurgia geral, traumato ortopedia, anestesia e cirurgia buco-maxilo-facial. Há, ainda, os profissionais de odontologia, radiologia, UTI, ultrassonografia e cirurgia vascular. Além deles, a Emergência conta com 20 profissionais de Enfermagem, sendo cinco enfermeiros e 15 técnicos.
A direção do HRA, que atende a alta complexidade e os grandes traumas (tiros, facadas e acidentes de trânsito) informa que sejam encaminhados ao hospital apenas os casos realmente graves. “Nós esperamos que o Carnaval seja tranquilo para todos e que as pessoas brinquem com cuidado para poder aproveitar toda a festa. Pedimos aos hospitais dos demais municípios que se preparem para atender um número maior de pacientes dentro das especialidades que são oferecidas em cada unidade de saúde”, lembrou o diretor do HRA, José Bezerra.
A direção informa ainda, que, em casos mais simples como diarreias, viroses, resfriados, alcoolismo e mal- estar, os pacientes devem se dirigir a UPA Caruaru, às policlínicas ou aos postos médicos localizados nos focos de folia.