O Hospital Regional Jesus Nazareno (HRJN), realiza, desde a última segunda-feira (13), as comemorações da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem. Com o tema “Romper ‘bolhas’ no mundo atual para o resistir e o coexistir da enfermagem”, a programação conta com realização de práticas integrativas, como a auriculoterapia, ginástica laboral, sorteio de brindes e homenagens.
Para a superintendente de enfermagem do HRJN Rosa Régia, este é um momento importante para refletir sobre o trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Que a enfermagem possa cada vez mais ser protagonista pela assistência prestada às pacientes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). A nossa intenção é valorizar esses profissionais que dedicam grande parte do seu tempo no cuidar. Especialmente em trazer crianças à vida. Então, firmamos o papel da Enfermagem no ambiente profissional, instituição e sociedade”, destacou.
A enfermeira Adriana Cavalcanti trabalha há quase 35 anos como enfermeira e ficou emocionada com a homenagem. “Eu escolhi a enfermagem, eu amo a enfermagem. Independente de todos os desafios que temos, existe muito amor. A gente dá a vida, a gente se doa para o outro. Isso é amor e dentro de uma maternidade, na hora do nascimento das pessoas, é gratificante. A gente vê a criança nascendo, vê a mãe recebendo alta com seu bebê. Um momento único. Posso dizer que amo demais a minha profissão”, declarou.
As comemorações acontecem até o dia 20 de maio, com o encerramento no Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. No Brasil, essa data homenageia Ana Néri, pioneira da enfermagem no país, sendo a primeira enfermeira brasileira que se alistou voluntariamente em combates militares. Já no dia 12 de maio comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem, a data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, que nasceu em 12 de maio de 1820 e é considerada a mãe da enfermagem moderna.