Jaciara Fernandes
Quem pensa que o forró é ouvido e dançado apenas no período junino está muito enganado. O cantor e compositor Humberto Bonny é um exemplo de que a música nordestina tem seu público fiel e é curtida por gerações variadas e em todas as estações do ano. Pensando nisto, o artista tem como característica a versatilidade e sabe como ninguém o significado da expressão, por isso, tem agenda de shows o ano inteiro. O xote, o baião e o caboclinho estão presentes nos ritmos de suas apresentações. Não é à toa que ele já prepara um repertório especial para levar na bagagem na sua primeira turnê internacional, que será na Europa, no primeiro semestre de 2020.
Além de presença de palco, carisma e de uma voz marcante, Humberto Bonny tem seu talento reconhecido como compositor e, por todos os palcos onde se apresenta, necessariamente canta grandes sucessos de sua autoria, como “É tão gostoso”, “Casa de vovó” e “São João de Outrora”, esta última ajudou a Banda Fulô de Mandacaru a conquistar o 1º lugar no Programa Super Star, exibido pela Rede Globo, em junho de 2016.
Suas composições também já foram gravadas por cantores renomados na cenário da música nordestina, a exemplo de Santanna, Adelmário Coelho, As Meninas da Bahia, Maurício Ramalho, Casca & Nó, Azulão e Azulinho, apenas para citar alguns.
Com 33 anos de carreira, Humberto Bonny atingiu sua maturidade musical sempre pautado na boa música e com a responsabilidade de manter vivo o forró deixado por Luiz Gonzaga. A prova disso é o repertório que apresenta por onde passa, com sucessos não só do Rei do Baião, mas também do Trio Nordestino, Azulão, Alceu Valença e Gilberto Gil. Ainda tem canções gravadas em países como Angola e França, e, agora, se prepara para apresentações na Europa, mais precisamente em Portugal, Espanha e Inglaterra. Nesta última parada, será uma das atrações do Forró London 2020.
Por ser um reconhecido defensor do tradicional forró, Bonny é presença garantida nos principais festejos juninos do país, a exemplo do São João de Caruaru; Forromares, em Palmares; Sala de Reboco, no Recife, e no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), em São Paulo, além de festivais de música nos estados do Maranhão, Piauí e Alagoas. Para este semestre, ele preparou o primeiro EP, que já está disponível na plataforma digital nosuamusica.com
Natural da cidade de Bonito, no Agreste pernambucano, Humberto Bonny chegou a Caruaru ainda bebê, aos nove meses, e foi na Capital do Forró que deu os primeiros passos na música. Já rapaz, atuou como vocalista de bandas de baile, a sensação da época, e, aos poucos, se aprofundou no dom que tinha, a música. “Só tenho a agradecer a vida por todas as oportunidades que me tem presenteado e as inspirações que me fazem escrever as canções de sucesso e que exaltam a minha carreira”, comemorou o artista.
Bonny ainda é produtor musical e assina a produção do 1° DVD do grande Azulão e também do violonista Neemias Wanderley, um dos melhores do Nordeste no gênero. O artista tem músicas gravadas em ritmo de xote, baião, caboclinho, forró, frevo, reggae e arrocha. No total já somam cinco CDs e um DVD, o primeiro CD da carreira foi de reggae com aceitação positiva no mercado fonográfico. Contatos com o artista: (81) 99642-4627 ou @humbertobonnyoficial