I Mostra Cultural Feminina é realizada em Caruaru

MOSTRA - CRÉDITO ARNALDO FELIX (6)

Estudantes do município e comunidade em geral estiveram presentes na sexta-feira (23) no prédio-sede da Estação Ferroviária de Caruaru para acompanhar a I Mostra Cultural Feminina de Caruaru. O evento promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) foi realizado em continuidade ao calendário das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em oito de março. A programação contou com exposições, rodas de diálogo e música.

As atividades aconteceram durante todo o dia e iniciaram com a abertura da exposição de artes às 14h, em uma das salas do espaço. No local, a artista plásticas Marliete Rodrigues, e as artesãs Terezinha Gonzaga e Socorro Rodrigues, do Coletivo Flor do Barro, expuseram seus trabalhos e se fizeram presentes para receber e atender o público. Após esse momento, as expositoras foram convocadas para uma palestra junto aos estudantes, em outro espaço, para falar sobre vida e trajetória. O local também abrigou a exposição das peças da artista plástica Nair Lima, Marluce Araújo, Zenilda Bezerra, Katia Leandro e da artesã Chris Mendes, fundadora do Instituto de Cultura Afro-Brasileira Abayomi, que expôs no evento suas famosas bonecas Abayomis. O elenco feminino do Boi Tira-Teima fez uma apresentação especial na antiga plataforma de embarque da estação.

O público da noite teve uma agradável surpresa ao final de mais uma roda de diálogo, com um momento musical proposto pelas cantoras Riá e Chris Mendes, que além de expor na mostra como artesã, participou do evento como cantora. Em sua fala, a secretária Perpétua Dantas ressaltou a importância de se promover uma mostra cultural com foco no protagonismo feminino. “Mostras culturais são momentos importantíssimos para se promover, difundir, incentivar a cultura local e regional. Quando a proposta é trazer as mulheres como protagonistas, se torna mais relevante para o espaço em que vivemos, que ainda é de violência, exclusão e de silenciamentos”, frisou Perpétua.

O evento contou com a colaboração da atriz caruaruense Maria Alves, que falou um pouco da sua trajetória profissional e da participação no filme ‘Aquarius’, onde contracenou com Sônia Braga, assim como as artistas plásticas Zenilda Bezerra, Kátia Leandro e Marluce Araújo, que também participaram como palestrantes.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *