I Seminário da Primeira Infância reuniu quinhentas pessoas em Caruaru

Quinhentas pessoas estiveram presentes no I Seminário da Primeira Infância realizado em Caruaru ontem (29). O evento reuniu representantes de 59 municípios e de entidades militantes como COMDICA, Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselhos Tutelares, UNICEF, Ministério Público, Poder Judiciário, Pastoral da Criança e Programa Criança Feliz, e representando a iniciativa privada, a Viana & Moura Construtora. O evento aconteceu no Teatro Difusora e foi voltado para estudantes e trabalhadores da educação, saúde, direitos humanos e assistência social. A ação foi promovida de forma intersetorial pela Prefeitura de Caruaru, organizada pelo Grupo Técnico para a Primeira Infância, onde atuam as Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Saúde, Educação, Políticas para Mulheres (SPM), Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (Suder) e Fundação de Cultura e Turismo.

O encontro foi pautado no tema “A intersetorialidade nas políticas Públicas para a Primeira Infância”, com palestra ministrada pela assistente social e consultora do UNICEF, Edvane Gomes, especialista em crianças na primeira infância. O vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, citou a importância de se ter no município políticas voltadas para o público infantil. “Esse programa (Criança Feliz / Primeira Infância) só vem ratificar todo o compromisso da gestão com a primeira infância e ações já estão sendo feitas desde o início da nossa gestão, como construção de uma nova maternidade e requalificação de creches, que envolvem várias secretarias do município, a fim de que possamos ter uma qualidade maior na entrega dos serviços”, enfatizou Rodrigo.

A mesa de abertura foi composta pelo Juiz de Direito da Vara Regional da Infância e Juventude da Sétima Circunscrição, Dr. José Fernando Santos, pela analista do Ministério Público, Karem Poliana (representando a Promotora de justiça Drª Isabelle Barreto), pela presidente do COMDICA, Verônica Alves, pela coordenadora da Pastoral da Criança de Caruaru, Wilka Moura, e pelo fundador e diretor da Viana & Moura Construtora e do Grupo Moura, Pedro Ivo Moura. A secretária da SDSDH, Perpétua Dantas, o secretário de Saúde, Francisco Santos, a secretária de Educação, Marta Medeiros, e a secretária da SPM, Juliana Gouveia, também participaram.

“Seminários como esse chamam a atenção para a importância do investimento na primeira infância, e nesse sentido é fundamental se promover a intersetorialidade para que educação, saúde, assistência, cultura, dialoguem no mesmo caminho, promovendo, não só suas políticas de forma separada. A gente precisa unir para emancipar e desenvolver”, pontuou a secretária da SDSDH, Perpétua Dantas. “O trabalho liderado pela Prefeita Raquel Lyra é algo monstruoso, de alto impacto, e essa junção dos poderes executivos, judiciário e iniciativa privada é fundamental. Nem só os empresários fazem, nem só a justiça faz, nem só a prefeitura faz, mas juntos, nós fazemos muito”, ressaltou o empresário Pedro Ivo Moura.

“A ideia é a gente intensificar e implementar, cada vez mais, as políticas voltadas para a Primeira Infância, e nesse sentido, temos no município um grupo técnico que se reúne mensalmente para discutir as prioridades para a primeira infância. Além disso, continuaremos as visitas por mês. Já fizemos quase três mil visitas, atendemos mais de 800 famílias, entrando em suas casas, conversando e apoiando sempre no que for necessário no âmbito da primeira infância”, destacou a coordenadora do Programa Criança Feliz de Caruaru, Daniela Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *