ICIA dá início às ações do Setembro Dourado 2023 com a temática do diagnóstico precoce

Todos os anos, o mês de setembro é especial para quem trabalha com a causa do câncer infantil. No Instituto do Câncer Infantil do Agreste, o ICIA, é o período onde todas as ações estão voltadas para compartilhar informações que levem ao diagnóstico precoce.

Quanto antes o câncer for detectado, as oportunidades de um tratamento rápido e o alcance da cura são maiores. O diagnóstico do câncer infantojuvenil é um processo muito complexo e cheio de variáveis. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), graças aos avanços no tratamento do câncer infantil nas últimas décadas, atualmente mais de 84% das crianças com câncer sobrevivem cinco ou mais anos.

O Setembro Dourado é uma iniciativa da Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer, Coniacc, que tem o apoio e engajamento de suas associadas. O ICIA faz parte da confederação e baseia suas ações nas orientações repassadas. Tudo para haver uma única linguagem e que seja um meio mais efetivo de compartilhar as informações dos sinais e sintomas.

O instituto do câncer programou ações para todo o mês, começando com a transmissão de um podcast em 31 de agosto com a participação de Dr. Luiz Henrique Soares e o Secretário de Saúde de Caruaru, George Veloso. Além de ações em unidades de saúde de Caruaru, zona rural e urbana, palestras em escolas e Caravanas do Diagnóstico Precoce em Caruaru, Palmares e Vitória de Santo Antão.

Por isso, contamos com todos os canais de comunicação disponíveis para divulgar ainda mais a importância do diagnóstico precoce, pois não é justo que uma criança ou adolescente tenha menor chance de cura por falta de informação e atendimento rápido em local especializado quando necessita.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.