Não é novidade para ninguém que a pandemia ajudou a acelerar os processos de virtualização das empresas. Após a necessidade de fechar o comércio e inúmeras medidas de restrições, diversos novos meios de venda online surgiram, fazendo com que o mercado, que já era competitivo, ficasse ainda mais desafiador para se estabelecer. Com tantas formas de consumo disponíveis, é importante saber como cada público prefere ser abordado e quais as suas necessidades. Conhecer bem os clientes passou a ser um mecanismo essencial para conquistá-los e garantir a fidelização.
Identificando o perfil do cliente e acompanhando o comportamento dele de perto, é possível encontrar a melhor forma de garantir uma boa experiência de compra e venda. Isso vai desde trazer novidades em produtos e ter uma comunicação mais acessível, até chegar aos meios de vendas corretos. Para ajudar a potencializar os resultados das empresas e estimular um bom relacionamento com os clientes, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) irá realizar o curso “Gestão de Relacionamento com o Cliente/CRM”, entre os dias 13 e 16 de dezembro, no formato ao vivo, transmitido pela plataforma Zoom.
“O curso tem como objetivo capacitar os participantes a conhecer os mais variados tipos de clientes, como abordar e tratar cada um, criando ligações inesquecíveis em um padrão de atendimento diferenciado. Além de promover uma reflexão sobre a importância de se ter uma boa relação com o cliente externo e interno, com foco na motivação, trabalho em equipe, liderança e postura profissional, argumentando com segurança os procedimentos da organização e deixando claro que cada cliente faz a diferença”, explica a coordenadora de operações do IEL, Julienny Mary.
Além das diversas estratégias de comunicação entre o vendedor e cliente, existem várias ferramentas de interatividade para serem utilizadas durante o processo de compra. São mecanismos capazes de obter informações, que, quando analisadas em conjunto, ajudam a traçar o perfil do consumidor. A exemplo disso, temos o CRM (Customer Relationship Management), que possibilita o acesso a maiores informações dos clientes, baseadas na interação e no resultado de campanhas. São recursos que ajudam a fortalecer a presença das empresas, as tornando cada vez mais presentes na vida do consumidor e, consequentemente, gerando o aumento nas vendas.
O curso, que terá 12 horas de carga horária, contemplará, inicialmente, em sua programação, o atendimento e o relacionamento com o cliente externo, apresentando desde os princípios da cultura centrada no consumidor, até o conhecimento dos seus diversos tipos e como abordar cada um. Em seguida, será apresentado o relacionamento com o cliente e a cultura de dados, que aponta como incluir ferramentas digitais para que este relacionamento seja contínuo. Encerrando a programação, será abordado o relacionamento com o cliente interno e a utilização do marketing pessoal para deixar a sua marca registrada.
A partir dessa capacitação, será possível entender, na prática, a diferença entre atender e encantar um cliente, como conhecer, abordar e se relacionar com cada um, além de conquistar novos públicos, proporcionando experiências inesquecíveis. Também será ensinada a aplicação de ferramentas de relacionamento, para aumentar a qualidade do atendimento, com um suporte diferenciado e sistematizado. Através dessa capacitação, será possível entender a importância da boa relação com o cliente externo e interno e como se tornar um profissional diferenciado, com domínio de ferramentas focadas no cliente”, ressalta Julienny Mary.
As aulas serão conduzidas pela professora e pesquisadora Izabela Domingues, que é PhD em Comunicação, Consumo e Cibercultura; o consultor em transformação de processos e gestão da mudança Alberto Borges, que tem MBA em Gestão Empresarial e é especialista em Processos Educacionais; e o publicitário Márcio Chagas, que é especialista em Soluções Digitais. Com os direcionamentos dos instrutores e a estrutura disponibilizada pelo IEL, o curso ajudará a preparar os participantes a otimizarem seus resultados, trabalhando o relacionamento com seus clientes.