IHC empossará Diretoria e Conselho Fiscal

O Instituto Histórico de Caruaru (IHC) realizará, no dia 14 de março, a posse da Diretoria e do Conselho Fiscal para o biênio 2020-2021. A solenidade acontecerá às 19h, na sede da entidade, que fica localizada no primeiro andar da antiga Estação Ferroviária.

Josué Euzébio Ferreira será reconduzido ao cargo de presidente. Ele é bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em História do Brasil pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), onde lecionou por durante 31 anos, e mestre em Arqueologia e Pré-História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“É com muito orgulho, porém com muita responsabilidade, que irei assumir mais uma vez a presidência do Instituto Histórico de Caruaru. Uma entidade nova, mas que vem dando grande contribuição para a nossa Capital do Agreste”, afirmou Josué Euzébio (ver abaixo os demais membros que serão empossados).

O Instituto Histórico de Caruaru é uma entidade civil de natureza cultural, fundado no dia 1º de março de 2008, data, inclusive, que é referente à emancipação política de Caruaru, que ocorreu no ano de 1893. Tem como objetivo a preservação e a promoção da cultura e da memória caruaruense em suas mais variadas formas de expressão.

O idealizador e primeiro presidente do IHC foi o ex-prefeito de Caruaru, Anastácio Rodrigues, e é formado por historiadores, pesquisadores, escritores, professores, arquitetos e outras figuras de expressão com notáveis serviços prestados à Capital do Agreste.

O instituto tem como patrono José Rodrigues de Jesus, que foi o fundador da cidade. Possui brasão e bandeira de autoria de dr. Darley de Lima Ferreira, com desenho da artista Ilda Duque de Souza, no qual a simbologia diz respeito a elementos culturais e históricos relativos a Caruaru.

O espaço possui acervo diversificado em exposição, contemplando entidades e personalidades de destaque na sociedade caruaruense e também uma biblioteca aberta ao público.
Este ano, o Instituto Histórico está completando 12 anos e, das muitas contribuições que ele fez para cidade em forma de ações, estão, dentre elas: a solicitação ao Governo Municipal do tombamento da Casa-Museu Mestre Vitalino, do túmulo do mestre Vitalino no Cemitério Dom Bosco, do conjunto arquitetônico composto pelo Cemitério São Roque, do prédio da Câmara dos Vereadores e do Palácio Episcopal; o resgate da bandeira do primeiro centenário de Caruaru; registro dos 40 anos de morte do escritor José Condé; e celebração do centenário de Álvaro Lins em parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) e a Asces-Unita.

Em 2018, quando completou uma década de existência, o Instituto Histórico e a Cepe lançaram, em comemoração ao centenário de Nelson Barbalho e José Condé, um livro inédito de Nelson sobre a biografia de Condé.

Diretoria
Presidente: Josué Euzébio Ferreira
Vice-presidente: Claudia Ferreira Pinto
1º secretário: Welson Luiz da Costa Santos
2º secretário: Walmiré Dimeron Porto da Silva
1ª tesoureira: Maria do Carmélo Florêncio Torres
2ª tesoureira: Edivalda Leite Miranda
Orador: José Veridiano dos Santos

Conselho Fiscal
Paulo Muniz Lopes
Paulo Roberto de Freitas Silva
Renato Cabral de Oliveira Filho
Severino Montenegro da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *