Implantado em Caruaru o Programa Cooperativo Estadual de Energia Solar

Caruaru e região ganharam, no último sábado (27/04), um novo serviço de financiamento de usinas de energia fotovoltaica. A partir de uma parceria da Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento de Pernambuco (Fecoerpe) e a empresa Insole Energia Solar S.A., foi lançado o Programa Cooperativo Estadual de Energia Solar (PCESOL). A loja funciona na sede da Cerape – Cooperativa de Energia e Desenvolvimento do Agreste Pernambucano, localizada na Rua Lamartine de Figueiredo, 110, no bairro Agamenon Magalhães. Representantes de instituições de cooperativas, da empresa franqueadora, autoridades e convidados participaram da solenidade de lançamento do programa.

O diretor-presidente da Insole, Ananias Gomes, destacou a importância desta parceria para o futuro das cooperativas: “Hoje é um marco inicial para um momento de renovação de toda a estrutura das cooperativas. Aquilo que no passado foi para tirar os geradores a diesel para colocar transformadores de eletricidade, agora é um momento novo: o de substituir o cliente outrora conectado à rede e conectá-lo a geradores solares fotovoltaicos”.

Jurandi Araújo, presidente da Fecoerpe, ressaltou que a parceria firmada será determinante para o desenvolvimento da energia solar no Estado: “Não tenho dúvidas de que seremos o grande diferencial da energia solar de Pernambuco, pois o mercado está repleto de empresas e pessoas vendendo ideias e projetos, mas nenhuma se equipara ao sistema cooperativo que tem objetivos essencialmente sociais”.

De acordo com Diogo Bezerra, secretário da Fazenda de Caruaru, a iniciativa da Fecoerpe é fundamental para o desenvolvimento da cidade e da região: “quando falamos em desenvolvimento sustentável, nos referimos a um tripé que é o econômico, o social e a questão relacionada ao meio-ambiente. E esta parceria que é lançada neste momento nos mostra que ambas, Insole e Fecoerpe, têm essa premissa em suas missões”.

Já Malaquias Ancelmo de Oliveira, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras em Pernambuco (OCB/PE), destacou o compromisso do cooperativismo pernambucano com os objetivos do milênio: “a parceria da Federação e suas filiadas com a Insole é um grande passo para a construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna, de um tempo melhor para as novas gerações, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável”.

A partir de agora, a Fecoerpe inicia os trabalhos para que novas unidades de financiamento de usinas de energia fotovoltaica sejam inauguradas em Pernambuco, nas outras onze cooperativas, espalhadas pelo Estado, que são filiadas à Federação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *