O Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, cresceu 29,5% em outubro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2020. De acordo com o índice, foram os micro e pequenos negócios aqueles que mais demandaram pelo recurso, marcando alta de 30,5% na relação interanual.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “as MPEs, que equivalem a maior parte das empresas do país, apresentam um crescimento expressivo que se deve, principalmente, às medidas do governo que incentivam o acesso ao crédito para a retomada econômica, já que os negócios desse porte ainda sentem o impacto da pandemia no fluxo de caixa e precisam contar com essa ferramenta financeira para fechar as contas e, aos poucos, recuperar o nível de vendas”.
Ainda na comparação ano a ano (out/21 x out/20), a análise revelou que os negócios do segmento de Serviços lideram a procura por crédito no mercado, com expansão de 42,0%. Em seguida estão as Indústrias, que marcaram aumento de 23,0%. “o encarecimento de muitos insumos e a proximidade das festas de final de ano, fazem com que essas empresas, a fim de suprir as demandas de consumo, utilizem mais o crédito para manter e até elevar suas linhas de produção”, explica Rabi. Veja na tabela abaixo as informações completas.