Indústria pernambucana apresenta maior índice nacional no acumulado do ano

Mesmo com as novas adaptações e restrições devido à pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi positivo para o setor industrial em Pernambuco. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) de dezembro, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado apresentou o maior índice nacional no acumulado do ano, com 3,7%, além também teve crescimento em comparação a dezembro de 2019, com um percentual de 8,3%.

“O crescimento do acumulado foi impulsionado principalmente por três setores, a fabricação de material de borracha e plástico, que cresceu 11,5% no acumulado do ano, devido ao crescimento no número de delivery e de compras on-line e consequentemente, as encomendas por embalagem de plástico aumentaram; o de produtos alimentícios, com 9,7% que não sofreu nesse período de pandemia pelo fato de ser um produto essencial; e o de bebidas, que sofreu no período em que bares e restaurantes ficaram fechados, mas com a reabertura conseguiu se recuperar rapidamente e fechou o ano com 6,5%”, explica o economista da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Cezar Andrade.

Apesar dos números positivos, a produção industrial pernambucana apresentou recuo pelo segundo mês seguido, com queda de 2,9% em dezembro na comparação com novembro do ano passado. O Brasil teve alta de 0,9% no período.

“Esse recuo não prejudicou o acumulado do ano. Essa queda é em decorrência do bom desempenho assim que os setores reabriram, a partir de junho. Se você pegar a série a partir das reaberturas, você vai ver que essa comparação mensal teve crescimento, ou seja, as indústrias fizeram estoque, porque a produção foi grande, principalmente nos meses de julho e agosto e com esse estoque, a necessidade de continuar produzindo atualmente reduz, por isso que a passagem de mês está em queda”, ressalta o economista.

Folhape

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *