Os gabaritos oficiais das provas objetivas e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão disponíveis. Inscritos podem acessar os materiais no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou por meio do aplicativo Enem.
No total, duas questões foram anuladas: uma de matemática e uma de ciências da natureza. A anulação de um item não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a teoria de resposta ao item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.
Os participantes que fizeram videoprovas em língua brasileira de sinais (libras) também podem consultar todas as 180 questões referentes a essa modalidade do exame. Para esse caso, o material está disponível, em vídeo, no canal do Inep no YouTube. Os gabaritos das videoprovas também podem ser acessados, em PDF, no portal do Inep e no aplicativo Enem.
Enem impresso ocorreu nos últimos dois domingos
O Inep aplicou o Enem 2020 impresso em 17 e 24 de janeiro, portanto estão disponíveis os gabaritos e cadernos dos dois dias de exame. Também estão inclusas as provas acessíveis, aplicadas a quem teve direito a atendimento especializado. Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito de acordo com a cor, o número e o formato da prova feita em cada domingo de aplicação.
No primeiro dia, os inscritos resolveram questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, e tiveram que escrever uma redação, com o tema “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.
No segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.