Iniciativa da Ouvidoria-Geral, da Prefeitura de Caruaru, está na final do Concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União

Caruaru está, pela primeira vez, na final do Concurso de Boas Práticas, realizado pela Controladoria-Geral da União, por meio da Rede Nacional de Ouvidorias. Na edição deste ano, o concurso, que tem como objetivos estimular, reconhecer e premiar medidas postas em prática pelas ouvidorias públicas espalhadas por todo o país, premiará ações relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como aos novos cenários decorrentes da pandemia da Covid-19.

Nele, a Capital do Agreste é uma das cidades finalistas na categoria “Fomento à Participação e ao Controle Social em Tempos de Pandemia”. A cidade está concorrendo com a iniciativa “Implementação do aplicativo WhatsApp para o recebimento de denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus”, da Prefeitura de Caruaru, através da Ouvidoria-Geral do município.

Na prática, a medida vem funcionando como um canal direto para o repasse de informações em relação às irregularidades praticadas pela população em tempos de pandemia. Pelo WhatsApp (81) 98384-5936, as pessoas podem realizar denúncias, por meio de vídeos e fotos, de aglomerações em espaços não permitidos, eventos não autorizados, bem como outros exemplos que vão de encontro às medidas sanitárias de contenção ao coronavírus, que foram determinadas pelos governos Estadual e Municipal.

“A prática inscrita demonstrou a importância do atendimento pelo WhatsApp no período de pandemia, facilitando a comunicação com os usuários e implementando um canal de denúncias mais acessível à população, principalmente no intuito de enfrentar e coibir o descumprimento das medidas contra o novo coronavírus. Dessa forma, oportuniza os usuários dos serviços públicos o exercício do controle social e da democracia participativa”, destacou a secretária da CGM Caruaru, Andréa Ribeiro.

“Esta premiação é muito importante porque o município, caso saia vencedor, pode figurar entre as melhores práticas de Ouvidoria no Brasil, certificado pela Rede Nacional de Ouvidorias, vinculada à Controladoria-Geral da União, reconhecendo a eficácia e efetividade dos instrumentos utilizados pela gestão municipal”, acrescentou Andréa.

Mais sobre o concurso

Ao todo, o IV Concurso de Boas Práticas possui quatro categorias, sendo seis finalistas em cada uma delas. Serão premiadas as três melhores práticas de cada categoria, com o resultado final sendo divulgado no próximo dia 16. As ouvidorias receberão troféu e certificado. A cerimônia de premiação ocorrerá em data e local a serem informados pela Rede de Ouvidorias.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *