Iniciativa da Ouvidoria-Geral, da Prefeitura de Caruaru, ganha concurso nacional

Uma entre a série de ações que têm sido postas em prática pela Prefeitura de Caruaru, para combater a proliferação da Covid-19 na cidade, obteve, esta semana, reconhecimento nacional. Desenvolvida pela Ouvidoria-Geral do município, a iniciativa “Implementação do aplicativo WhatsApp para o recebimento de denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus” foi uma das grandes vencedoras da 4ª edição do Concurso de Boas Práticas.

Realizado anualmente pela Controladoria-Geral da União, através da Rede Nacional de Ouvidorias, o certame tem como objetivos estimular e reconhecer ações feitas pelas ouvidorias públicas espalhadas por todo o país e, em 2021, premiou medidas relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como aos novos cenários decorrentes da pandemia da Covid-19.

A iniciativa da Prefeitura de Caruaru, por meio da Ouvidoria-Geral do Município, conquistou o primeiro lugar na categoria “Fomento à Participação e ao Controle Social em Tempos de Pandemia”. Foram premiadas as três melhores de cada categoria, com o resultado final sendo divulgado na última terça-feira (16).

Essa foi a primeira vez que a Capital do Agreste ganhou o concurso, reconhecimento este que vem a reafirmar ainda mais o compromisso da gestão de Raquel Lyra no combate à contenção do novo coronavírus na cidade. “A prática inscrita demonstrou a importância do atendimento pelo WhatsApp no período de pandemia, principalmente, no intuito de enfrentar e coibir o descumprimento das medidas contra a Covid-19”, destacou a Controladora Geral do município, Andréa Ribeiro.

“A premiação foi muito importante porque o município pôde figurar entre as melhores práticas de Ouvidoria no Brasil, certificada pela Rede Nacional de Ouvidorias e vinculada à Controladoria-Geral da União, reconhecendo a eficácia e a efetividade dos instrumentos utilizados pela gestão municipal”, acrescentou Andréa.

As ouvidorias vencedoras receberão troféu e certificado. A cerimônia de premiação ocorrerá em data e local ainda não divulgados.

Como funciona?

Na prática, a iniciativa da Ouvidoria-Geral de Caruaru vem funcionando como um canal direto para o repasse de informações em relação a irregularidades praticadas pela população em tempos de pandemia da Covid-19. Pelo WhatsApp (81) 98384-5936, as pessoas podem realizar denúncias, através de vídeos e fotos, em relação a aglomerações em espaços não permitidos, a eventos também não autorizados, bem como a outros exemplos que vão de encontro às medidas sanitárias de contenção ao coronavírus, que foram determinadas pelos governos Estadual e Municipal.

Pedro Augusto é jornalista e repórter do Jornal VANGUARDA.

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