Pedro Augusto
A violência esteve em alta na tarde da última quarta-feira (5), em Caruaru, quando duas pessoas foram assassinadas, bem como outras duas ficaram feridas após serem baleadas. Na primeira ocorrência, três homens foram alvejados a tiros, resultando na morte de uma e no socorro das demais vítimas, enquanto na segunda um popular acabou levando a pior vindo a óbito por lá mesmo na cena do crime. Ocorridas um curto espaço de tempo, as respectivas investidas não tiveram as suas ligações confirmadas pela Polícia Civil. Até o presente momento, nenhum suspeito foi preso.
No Sítio Serra Velha, na zona rural, quem teve a vida ceifada foi Rafael José de Oliveira Silva, de 34 anos. De acordo com as investigações iniciais da polícia, ele estava bebendo numa casa na companhia dos amigos Paulo André e Erivaldo Silva, de idades não informadas, quando foi surpreendido à bala por criminosos ainda não identificados. Ele morreu no local, já as demais vítimas, que também foram baleadas, acabaram sendo socorridas para o Hospital Regional do Agreste. Os estados de saúde de Paulo e Erivaldo são considerados graves.
No fim da tarde, Cristiano Lopes da Silva, o “Branquinho Vaqueiro”, de 36 anos, teve a vida abreviada, durante emboscada no cruzamento das ruas Piemont e Samarino, no Bairro São João Escócia. Segundo informações repassadas por familiares, a vítima estava trafegando numa motocicleta com direção até a casa onde sua filha reside, quando foi atingida a tiros. Atualmente Branquinho estava trabalhando como costureiro e criador de cavalos. Ele foi baleado com vários disparos de pistola ponto 40.
Fim de semana
No primeiro fim de semana de fevereiro, dois crimes de morte acabaram sendo computados em Caruaru. As vítimas foram identificadas como José Edson da Silva, o “Pé”, de 45 anos, e Anderson Santana da Silva, o “Buchada”, de 19. O primeiro foi assassinado no sábado (1º), enquanto o segundo no domingo (2). Após os levantamentos cadavéricos do Instituto de Criminalística, os corpos dos homens foram encaminhados ao IML local.
De acordo com as investigações iniciais da Polícia Civil, José Edson encontrava-se numa casa no fim da tarde do sábado, na Travessa Godofredo de Medeiros, no Bairro do Salgado, quando foi executado com vários disparos de arma de fogo. Quatro homens fortemente armados teriam chegado no local e efetuado os tiros em direção à vítima que, no momento da investida, estava num sofá. “Pé” era envolvido com drogas e sua morte pode estar relacionada à prática.
Já Anderson Santana foi assassinado no fim da tarde do domingo, na 6ª Travessa da Sé, no Bairro do Centenário. Também usuário de drogas, a vítima era ex-interna da Funase e acabou sendo surpreendida à bala por criminosos não identificados. “Buchada” era considerado bastante perigoso, tanto é que era temido na comunidade onde foi executado.
Dupla tentativa
Na noite da última segunda-feira (3), a polícia registrou uma dupla tentativa de homicídio na Capital do Agreste. As vítimas Antônio José da Silva, de 24 anos, e Paulo Manoel da Silva, 49, estavam numa comunidade que fica nas imediações do Terminal Rodoviário de Caruaru, quando foram baleadas por um criminoso em uma bicicleta. Pelo menos cinco tiros teriam sido disparados contra os dois homens, que acabaram sendo socorridos para o Hospital Regional do Agreste.
Atingido com três disparos, sendo dois nos ombros e um no abdômen, Paulo Manoel permanece internado no HRA, em estado grave, já o seu amigo Antônio José não corre risco de vida. Este último foi baleado com um único disparo e está prestes a deixar a unidade hospitalar.