A Itália registrou mais de 800 focos de incêndio neste fim de semana, principalmente no sul do país – informaram bombeiros locais em sua conta no Twitter.
“Nas últimas 24 horas, os bombeiros fizeram mais de 800 intervenções: 250, na Sicília; 130, na Apúlia e na Calábria; 90, no Lazio; e 70, na Campânia”, afirma o tuíte dos bombeiros. “O trabalho das equipes continua em Catânia, Palermo e na área de Siracus”, acrescentou.
A Itália vem sofrendo uma onda de calor nos últimos dias, com temperaturas que chegam a 40°C em Bari, na Apúlia, e 39°C, nas cidades sicilianas de Catânia e Palermo. O calor e a seca causaram inúmeros incêndios. Um deles destruiu 20.000 hectares de floresta e oliveiras neste fim de semana, em Oristano, na ilha da Sardenha.
“Os incêndios são provocados por criminosos”, denunciou Coldiretti, um dos principais sindicatos de agricultores. “O calor e a seca” facilitaram o trabalho dos incendiários.
Enquanto o sul sofre com o calor, o norte da Itália registra violentos temporais e tempestades de granizo. “O custo dos danos causados no norte da Itália pelas violentas tempestades e pelo granizo durante o verão é de dezenas de milhões de euros”, afirmou o sindicato Coldiretti neste domingo.
AFP