João Fernando propõe audiência sobre energia alternativa

Debater a matriz energética do país e o desenvolvimento das fontes alternativas de energia. Esse é o objetivo da audiência pública que será realizada na Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal.

Autor da proposta, o deputado João Fernando Coutinho teve seu requerimento aprovado na última quarta-feira (18). Para a audiência, serão convidados representantes do Ministério de Minas e Energia, da Aneel e da Caixa Econômica Federal, além de entidades representativas do setor.

“Esse debate é de extrema importância nesse momento de crise energética. Hoje, 65% da nossa energia é produzida nas hidrelétricas – índice que já chegou a 80% – e estamos queimando muito óleo nas termelétricas, então, precisamos incentivar a utilização das energias renováveis como fonte real de energia produzida no nosso País”, explica João Fernando.

O deputado, inclusive, já debateu em Plenário sobre o planejamento da geração de energias alternativas, que é um de seus compromissos. Além de defender que seja criada uma linha de financiamento nos bancos públicos para incentivar a população a utilizar fontes alternativas, como as placas fotovoltaicas, em suas residências, João Fernando ainda aponta como primordial a implantação das linhas de transmissão dos parques eólicos já existentes.

“As chamadas energias limpas, além de ajudarem o enfrentamento da crise energética, ainda auxiliam o meio ambiente que já está tão degradado pelos homens”, conclui o deputado que também é autor do projeto de lei 127/2015. A proposta determina que os imóveis do Minha Casa Minha Vida já venham equipados com placas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica a partir da energia solar.

Natural do Rio de Janeiro, é jornalista formado pela Favip. Desde 1990 é repórter do Jornal VANGUARDA, onde atua na editoria de política. Já foi correspondente do Jornal do Commercio, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Portal Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *