“Não há crescimento econômico sem inovação tecnológica”. Foi o que disse o governador João Lyra Neto, nesta sexta-feira (26/12), durante o lançamento do Armazém da Criatividade, em Caruaru, no Agreste pernambucano. A unidade, que será entregue em definitivo no mês de maio, vai funcionar em um espaço de dois mil metros quadrados no Polo Comercial da cidade.
A intenção do projeto, que é pilotado pelo Porto Digital, é aproximar os jovens talentos das quase 16 mil empresas que já atuam na região. O recrutamento de empreendedores começa em março, com o lançamento do edital. Inicialmente, o projeto vai recrutar 10 novas empresas que, em apenas 18 meses, vão estar prontas para atuar e vender os serviços para as demais da região.
Para o chefe do Executivo estadual, a ação vai impulsionar novos negócios e direcionar outros investimentos para o Interior. “Temos uma oportunidade única e temos que aproveitar cada ação”, afirmou o governador, ressaltando também que agora o Agreste cresce “de mãos dadas com a inovação”. É importante lembrar que, até o final da atual gestão, também será lançado o Armazém do Conhecimento de Petrolina, no Sertão.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, classificou o Armazém como um espaço fomento e inovação. “Nós estamos reafirmando o compromisso com a redução das desigualdades entre as regiões”, destacou Saboya. Segundo ele, o foco será a tecnologia da informação e a economia criativa.
Vale salientar que a escolha de Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão, se deu por conta da presença do polo acadêmico. Todavia, mesmo oferecendo grandes universidades e oportunidades na área da educação, é preciso frisar que os jovens dessas regiões ainda têm dificuldades de empreender e transformar em negócio o conhecimento adquirido.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, esse é um projeto pioneiro e realizado nos moldes do Porto Digital do Recife. “Essa é uma política pública de ciência e tecnologia que se alinha aos arranjos produtivos locais e que nós devemos incentivar ainda mais. As empresas que estiverem crescendo dentro dos armazéns vão contribuir para o desenvolvimento desses arranjos”, colocou o secretário, pontuando que, em cinco anos, o Armazém vai receber um investimento de R$ 58 milhões. “O Armazém da Criatividade é a consolidação do desenvolvimento sustentável através do conhecimento”, exaltou.
O secretário de Micro e Pequena Empresa, Osiris Caldas, enfatizou que, após a implantação do espaço, Caruaru vai entrar na geografia da inovação, que já contava com Recife e Campina Grande, na Paraíba. “Vamos divulgar esse importante equipamento e fazer dele um instrumento que pode alterar a economia local definitivamente”, pediu Caldas.
Além de promover o espaço em empresas, o Governo de Pernambuco vai buscar jovens talentos nas escolas e universidades da região. O objetivo é criar um ambiente propício ao desenvolvimento tecnológico e da inovação.